24.4 C
Vitória
quinta-feira, 5 DE dezembro DE 2024

Cacau Show reabre fábrica em Linhares um ano após incêndio que comprometeu estrutura

Investimento na ordem de R$ 150 milhões vai garantir produção de panetones, em uma unidade com equipamentos mais modernos e linhas automatizadas

Por Redação

A Cacau Show escolheu o dia 7 de novembro de 2024, data que marca um ano do incêndio que destruiu 40% de sua estrutura fabril localizada em Linhares, no Norte do Estado, para reinaugurar sua fábrica de chocolates.

Com um investimento de R$ 150 milhões, a unidade volta a operar com equipamentos mais modernos e linhas automatizadas. Entre os destaques está a linha de panetones, capaz de produzir até 8.000 unidades por hora. A unidade responde por quase 20% de toda a produção da empresa e é a segunda maior da marca no Brasil. E, agora, segundo o fundador Alê Costa é “a fábrica mais moderna da América Latina”.

Cacau Show reabre fábrica em Linhares um ano após incêndio que comprometeu estrutura
Alê Costa, CEO da marca de chocolates, na linha de produção de panetone da nova fábrica – Foto: Divulgação/Cacau Show

“A reconstrução dessa fábrica, com capacidade para produzir 12 milhões de panetones por ano, simboliza nossa confiança no crescimento sustentável e na inovação que a região pode oferecer”, diz Alexandre Costa, fundador e CEO da Cacau Show.

- Publicidade -

A nova linha automatizada de panetones já está em operação. Todo o processo de produção e embalagem é feito sem mão de obra humana, apenas com maquinário importado. Os primeiros produtos serão vendidos já neste Natal.

Inaugurada em 2022, a fábrica de Linhares era responsável pela produção de trufas, tabletes e biscoitos. Na época do incêndio, a companhia informou que apenas duas das sete linhas locais não haviam sido impactadas pelo incêndio que durou 10 dias.

Além da linha de panetones, a unidade será responsável pela produção da linha de biscoitos da marca.

LEIA MAIS
appy_zona_franca_reforma_tributária Tributária deve manter benefícios da Zona Franca, diz Appy - 'A regulamentação da reforma tributária deve estabelecer mecanismos que mantenham a competitividade da Zona Franca de Manau', disse o secretário
Queda de para-raios motivou estrondo na área da ArcelorMittal Tubarão Queda de para-raios motivou estrondo na área da ArcelorMittal Tubarão - Empresa informou que o incidente causou o blecaute e o posterior deslocamento de ar dos altos-fornos, mas sem vítimas ou danos ambientais

Presente à reabertura da unidade, o governador em exercício, Ricardo Ferraço, relembrou o 7 de novembro de 2023. “Todos nós ficamos muito tristes acompanhando aquelas cenas dramáticas do incêndio e, de lá para cá, com a força empreendedora dos dirigentes da Cacau Show estamos reinaugurando a fábrica e colocando de pé a primeira fábrica de panetone da Cacau Show, oferecendo 350 postos de trabalho, podendo chegar até 1.000 colaboradores. Esta é uma fábrica que conta com incentivos do Estado, como o Invest-ES. Hoje comemoramos a superação”, disse Ferraço, acrescentando que neste período de reconstrução nenhum colaborador da empresa foi demitido.

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, também esteve na reabertura da unidade e disse que a reconstrução gera oportunidades de emprego e são essas oportunidades que transformam a vida das pessoas.

Na cidade do Norte capixaba, a rede de chocolates conta ainda com a Fazenda Dedo de Deus, destinada à produção de cacau. De acordo com o fundador, os planos da Cacau Show no Espírito Santo se estendem à fazenda, com uma meta de se tornar autossuficiente no cultivo do fruto até 2030.

“Hoje é uma fazenda super produtiva. A gente ainda pretende plantar 7 milhões de pés de cacau por lá, já estamos trabalhando nisso. Nosso grande sonho é nos tornarmos autossuficientes no plantio de cacau”, completa Alê Costa.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 224

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA