Investimento na ordem de R$ 150 milhões vai garantir produção de panetones, em uma unidade com equipamentos mais modernos e linhas automatizadas
Por Redação
A Cacau Show escolheu o dia 7 de novembro de 2024, data que marca um ano do incêndio que destruiu 40% de sua estrutura fabril localizada em Linhares, no Norte do Estado, para reinaugurar sua fábrica de chocolates.
Com um investimento de R$ 150 milhões, a unidade volta a operar com equipamentos mais modernos e linhas automatizadas. Entre os destaques está a linha de panetones, capaz de produzir até 8.000 unidades por hora. A unidade responde por quase 20% de toda a produção da empresa e é a segunda maior da marca no Brasil. E, agora, segundo o fundador Alê Costa é “a fábrica mais moderna da América Latina”.
“A reconstrução dessa fábrica, com capacidade para produzir 12 milhões de panetones por ano, simboliza nossa confiança no crescimento sustentável e na inovação que a região pode oferecer”, diz Alexandre Costa, fundador e CEO da Cacau Show.
A nova linha automatizada de panetones já está em operação. Todo o processo de produção e embalagem é feito sem mão de obra humana, apenas com maquinário importado. Os primeiros produtos serão vendidos já neste Natal.
Inaugurada em 2022, a fábrica de Linhares era responsável pela produção de trufas, tabletes e biscoitos. Na época do incêndio, a companhia informou que apenas duas das sete linhas locais não haviam sido impactadas pelo incêndio que durou 10 dias.
Além da linha de panetones, a unidade será responsável pela produção da linha de biscoitos da marca.
Presente à reabertura da unidade, o governador em exercício, Ricardo Ferraço, relembrou o 7 de novembro de 2023. “Todos nós ficamos muito tristes acompanhando aquelas cenas dramáticas do incêndio e, de lá para cá, com a força empreendedora dos dirigentes da Cacau Show estamos reinaugurando a fábrica e colocando de pé a primeira fábrica de panetone da Cacau Show, oferecendo 350 postos de trabalho, podendo chegar até 1.000 colaboradores. Esta é uma fábrica que conta com incentivos do Estado, como o Invest-ES. Hoje comemoramos a superação”, disse Ferraço, acrescentando que neste período de reconstrução nenhum colaborador da empresa foi demitido.
O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, também esteve na reabertura da unidade e disse que a reconstrução gera oportunidades de emprego e são essas oportunidades que transformam a vida das pessoas.
Na cidade do Norte capixaba, a rede de chocolates conta ainda com a Fazenda Dedo de Deus, destinada à produção de cacau. De acordo com o fundador, os planos da Cacau Show no Espírito Santo se estendem à fazenda, com uma meta de se tornar autossuficiente no cultivo do fruto até 2030.
“Hoje é uma fazenda super produtiva. A gente ainda pretende plantar 7 milhões de pés de cacau por lá, já estamos trabalhando nisso. Nosso grande sonho é nos tornarmos autossuficientes no plantio de cacau”, completa Alê Costa.