25.4 C
Vitória
sexta-feira, 5 junho, 2020

Brasileiros preferem inverno para cirurgias plásticas

Leia Também

Petrobras eleva preço do gás de cozinha nas refinarias

O aumento também está relacionando ao consumo do gás de cozinha durante a pandemia, já que o isolamento social tem levado às famílias a cozinharem mais em casa.

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

Prefeitura de Vila Velha e BNDES firmam parceria para modernizar parque de iluminação da cidade

Inicialmente, o sistema substituirá as 35 mil luminárias em toda a cidade, com lâmpadas com tecnologia de LED, além de telegestão, instalação de tecnologia de monitoramento remoto das luminárias.

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Procura por cirurgias plásticas já deixa consultórios lotados

Os agendamentos para o mês julho serve para confirmar uma tendência que vem sendo observada nos últimos anos por cirurgiões plásticos: a de que o período de inverno, aliado às férias, impulsiona intervenções na área de estética. Com mais tempo para se cuidar, os pacientes preferem os meses do meio do ano para mudar o visual. Os cuidados antecipados com a beleza refletem também a vontade de estar em boa forma no verão.

“Nesta época chegamos a registrar um aumento de até 100% na procura por cirurgias como rinoplastia (nariz), mamoplastia e implante de próteses mamárias, lipoaspiração, além de intervenções na face e orelhas”. A afirmação é do cirurgião plástico Fábio Zamprogno, que vivencia esse panorama. Ele explica que o período é propício para quem tem interesse em fazer algum tipo de cirurgia. “Durante as férias têm-se o tempo necessário para se submeter a uma operação sem preocupações, auxiliando em uma recuperação tranquila”, ressalta.

O médico explica ainda que há outro fator determinante para a preferência entre os meses de junho e agosto: o clima. Ele lembra que a maioria dos procedimentos requer que o paciente não se exponha ao sol durante o período de cicatrização. “Operações em áreas expostas, como rosto, orelhas e pálpebras são beneficiadas, pois durante o inverno os raios solares têm a incidência menor. Além disso, durante essa estação o inchaço e a possibilidade de edemas são menores”, destaca.

Cirurgias mais procuradas durante o inverno

Adolescentes – Segundo Zamprogno, as cirurgias mais procuradas pelas adolescentes nesse período são as mamoplastias (redução das mamas), o implante de silicone, a rinoplastia (nariz) e a lipoaspiração.

Homens – Já entre os rapazes, procuram pela otoplastia (correção da orelha de abano), rinoplastia e ginecomastia (retirada da glândula mamária masculina), mais comumente realizada em jovens até os 25 anos.

Mulheres – Os procedimentos mais procurados por elas são os de implante de prótese mamária, mamoplastia, lipoaspiração e plásticas faciais.

Saiba mais

Prótese de mama
Nos últimos anos, a busca pelos procedimentos de implante de próteses de silicone superou a lipoaspiração, por muito tempo a mais realizada no Brasil. E as mudanças não param por aí. Os avanços nas técnicas e nos materiais cirúrgicos delinearam o novo perfil das pacientes: cada vez mais novas e com escolha de volumes maiores.

Entretanto, Fábio Zamprogno faz algumas ponderações. “É preciso avaliar qual a real necessidade da intervenção. A recomendação é de que esse tipo de cirurgia não seja feita antes dos 18 anos, quando há o amadurecimento completo da mama. Com relação ao tamanho, não há nenhuma regra inflexível, sempre se cai no bom senso do cirurgião e na importância de se captar exatamente o que o paciente quer”, completa o médico.

Atualmente, existem pelo menos 12 tipos de próteses diferentes para um mesmo volume, como as de formato anatômico (gota), de perfil alto e baixo, de polo inferior, entre outras. As mais procuradas são aquelas com volume entre 280 e 300 ml, de perfil alto a superalto e formato cônico, nessa ordem. A preferência da maioria é colocar no plano submuscular (abaixo do músculo), que permite um resultado mais natural e facilita as mamografias. Já a recuperação para essa cirurgia é de dez a 12 dias, com cicatrizes quase imperceptíveis.

Lipoaspiração
Por meio desse procedimento, a gordura aspirada varia de 5 a 7% do peso corporal, com rápida recuperação. “Uma pessoa de 60 quilos pode tirar 4 litros, o que corresponde a dois quilos. A lipo melhora as medidas, mas não interfere muito no peso”, frisa Zamprogno. É a cirurgia plástica mais procurada pelos homens nos consultórios médicos, sendo que eles começam a procurá-la a partir dos 30 anos, fase em que alguns observam um maior acúmulo de gordura em determinadas partes do corpo. Diferentemente da mulher, a cirurgia plástica de lipoaspiração nos homens se restringe a pequenas regiões do corpo, especialmente no abdômen e nos flancos.

Redução de mama
É buscada tanto por mulheres que querem resultados estéticos mais harmônicos para o corpo, quanto por aquelas que possuem alguma recomendação médica por conta de danos a postura. Para definição de tamanho, devem ser equilibradas as proporções entre o volume da nova mama e o tórax da paciente para obtenção de harmonia estética. É possível corrigir flacidez e formas irregulares da mama.

Os cortes da cirurgia podem ser realizados em formato de um “T” invertido. O inchaço da região operada começa a regredir após 30 dias. O retorno da sensibilidade normal dependerá da reação do organismo de cada paciente. Os resultados definitivos podem ser observados após 18 meses.


LEIA TAMBÉM
Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Inflação para famílias de baixa renda cai 0,30% em maio, diz FGV

Com o resultado, o índice acumulou alta de 0,81% no ano de 2020. Em 12 meses, o indicador acumulou avanço de 2,59% Por Daniela Amorim (AE)...

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

Produtos com até 50% no Dia Livre de Impostos

E por conta da pandemia do novo coronavírus, os estabelecimentos inovaram. Neste ano, o Dia Livre de Impostos será on-line.

Projeção de alta do crédito bancário em 2020 passa de 4,8% para 7,6%, diz BC

Já a projeção de crescimento do crédito livre em 2020 passou de 8,2% para 10,6%. No caso dos recursos direcionados, a projeção foi de zero para alta de 3,5%.

Vida Capixaba

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Vitória organiza Circuito Cultural com exposição on-line

Os alunos do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) fizeram trabalhos que estão sendo disponibilizados por meio de uma exposição on-line. 

Vila Velha instala câmeras de alta definição em ruas

Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade. A primeira instalação teste com uma das novas câmeras ocorreu na última sexta-feira (29), no Farol de Santa Luzia. 

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.
Continua após publicidade