22.9 C
Vitória
domingo, 29 novembro, 2020

Boletim aponta queda no turismo do Espirito Santo

Leia Também

Hemoes Vitória fechará mais cedo neste domingo (29)

Os capixabas que quiserem fazer doação de sangue deve ficar atentos ao funcionamento do Hemoes, que terá horário especial

Protocolos sanitários continuam valendo para o 2º turno das Eleições 2020

Eleitores de 57 cidades voltam às urnas neste domingo (29) para escolher seus prefeitos no segundo turno das Eleições Municipais de 2020.

Eleitor que não votou no primeiro turno pode e deve votar no segundo

O eleitor que não votou no primeiro turno das Eleições Municipais de 2020 pode e deve votar no segundo turno.

O Boletim com o balanço da economia e do turismo do segundo trimestre de 2020 foi divulgado pela secretaria de Turismo (setur), o instituto Jones do Santos Neves (IJSN) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), apontou, em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que as atividades turísticas tiveram queda de -54,5% se comparado com o trimestre anterior.

Por Leulittanna Eller

A pesquisa também revelou que o Espirito Santo foi o estado com a quarta menor queda das atividades turísticas em comparação aos demais estados brasileiros. Ceará, Bahia e Distrito Federal tiveram as maiores queda.

O secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, destacou a importância deste acompanhamento sistematizado, que permite o planejamento de ações cada vez mais eficientes para o setor. “Os números refletem os impactos na economia em decorrência da pandemia. Felizmente, graças ao trabalho conjunto do Governo do Estado na administração desta crise de saúde pública, as ações de flexibilização estão permitindo que as atividades do setor comecem a mostrar resultados positivos, com destaque para o número de embarque e desembarque do Aeroporto de Vitória e a retomada de voos, que foram cancelados no período da pandemia”, afirmou Uliana.

Dentre as ações para a retomada do turismo estão a participação em atividades de promoção do destino, retomada das capacitações dos policiais militares, edital para os guias de turismo e a adequação dos estabelecimentos às normas sanitárias de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19). “Participamos da campanha ‘Supera Turismo’, da Abav Collab e, em breve, receberemos grupos de agentes de viagens e jornalistas para conhecerem e divulgarem todo nosso potencial turístico”. acrescentou.

Segundo o coordenador de Estudos Econômicos do IJSN, Antonio Ricardo Freislebem da Rocha, a divulgação dos dados representa a importância que o setor de turismo tem para a atividade econômica do Estado. O objetivo do trabalho, de acordo com Rocha, é produzir informação para que a Secretaria tenha um diagnóstico mais exato do setor. Quanto ao boletim deste segundo trimestre, o coordenador destaca que os números mostram o impacto da pandemia da Covid-19 no setor.

Ações Setur

Para avaliar a receptividade das ações junto ao setor,  o Observatório do Turismo realizou a pesquisa “Impactos econômicos e alcance das medidas durante a pandemia do Covid-19, no Espírito Santo”.

Participaram da pesquisa realizada por meio de formulário, empresários e profissionais autônomos de 29 municípios. Desse total, 81,8% das pessoas físicas, a maioria guias de turismo, tiveram a atividade interrompida em 100%. Já entre as empresas, 50% interromperam a atividade, 30% reduziram até 75% da atividade e 15,5% reduziram até 50%.

Sobre as linhas de crédito disponibilizadas, 22,1% precisaram recorrer acessando principalmente o Banestes (25,9%), Sicoob (17,6%), Bandes (16,5%), Banco do Brasil (15,3%) e Caixa Econômica Federal ( 9,4%).

Retomada

Apesar dos dados apontarem queda nas atividades características do turismo, o setor começa a mostrar sinais de retomada das atividades. Na aviação, por exemplo, há a estimativa de recuperação de 60% do volume de passageiros, em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em junho, foram retomados três voos semanais (ida e volta) Brasília-Vitória, e, em dezembro, há a previsão de um voo diário (ida e volta) Vitória

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Hemoes Vitória fechará mais cedo neste domingo (29)

Os capixabas que quiserem fazer doação de sangue deve ficar atentos ao funcionamento do Hemoes, que terá horário especial

Ferrari SF90 Spider tem 1.000 cv

O sistema também pode ser ativado para rodar em marcha à ré sem auxílio do V8. A Ferrari não divulga o tempo necessário para carregar 100%

Protocolos sanitários continuam valendo para o 2º turno das Eleições 2020

Eleitores de 57 cidades voltam às urnas neste domingo (29) para escolher seus prefeitos no segundo turno das Eleições Municipais de 2020.

Eleitor que não votou no primeiro turno pode e deve votar no segundo

O eleitor que não votou no primeiro turno das Eleições Municipais de 2020 pode e deve votar no segundo turno.

Empreendedor capixaba cria aguardente sustentável

Cacahautl é a primeira aguardente do Brasil feita a partir das partes descartadas do cacau e já conta com pedidos de importação

35 municípios em risco moderado de Covid

O Governo do Estado divulgou o 33º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (30) e o domingo (06)

ES Brasil Digital

Capa ES Brasil 182
Continua após publicidade

Fique por dentro

Governo busca saída legal se tiver de prorrogar pagamento do auxílio

O governo terá de incorporar mais de R$ 20 bilhões de despesas com o impacto do aumento da inflação e da prorrogação

Bruno: espaço para extensão de auxílio é muito reduzido

"A medida que está reduzindo auxílio e aterrissando no Bolsa Família, a economia vai retomando", disse o secretário do Tesouro

MJ leiloa 434 cabeças de gado usado para lavagem de dinheiro

Segundo o ministério, o leilão é resultado da alienação antecipada decretada pela 7ª Vara Federal da Seção Judiciária de Mato Grosso

País quer elevar comércio com a Índia, diz Guedes

"Nossos olhos brilham como vemos acordos como o da Ásia, que integram toda a região", afirmou o ministro da economia

Vida Capixaba

Sabores da Terra: Até amanhã!

Feira sabores da terra reúne 715 empreendedores de diversos setores do Estado e fica aberta até domingo

MAES reabre com exposição Vix Estórias Capixabas

O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES) reabre as portas totalmente reformado e renovado para o público capixaba, a partir da próxima quinta-feira (03)

Artesãos capixabas participam de Feria Nacional do Artesanato em BH

Oito artesãos capixabas irão participar da 31ª Feira Nacional de Artesanato de Belo Horizonte, em Minas Gerais, entre eles o mestre do congo Domingos Teixeira e o mestre Marcos Ambrósio  

Sescoop/ES comemora 21 anos

Organização crucial para a elevação dos índices de profissionalização e de gestão das sociedades cooperativas capixabas, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Espírito Santo (Sescoop/ES) completa, nesta quinta-feira (26), 21 anos de história e realizações.
Continua após publicidade