Procurador-Geral do MPES, Berdeal foi escolhido durante encontro realizado nesta quarta-feira em Brasília
Por Robson Maia
O Procurador-Geral do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Francisco Martínez Berdeal, foi eleito, nesta quarta-feira (12), como vice-presidente para a Região Sudeste no Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), durante encontro realizado na capital federal, em Brasília (DF).
Como vice do Sudeste, ao longo de 2025 Berdeal vai representar no Conselho, além do MPES, os Ministérios Públicos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O nome do Procurador-Geral de Justiça do MPES foi indicado por todos os MPs do Sudeste e houve aclamação por unanimidade para ocupar o posto de Vice-Presidente do CNPG.
“É uma grande conquista para o Ministério Público do Espírito Santo que, há muitos anos, vem se destacando na liderança de projetos institucionais do Ministério Público brasileiro, promovendo o diálogo e a integração”, destacou Berdeal.
O Procurador-Geral de Justiça seguirá à frente também do Grupo Nacional de Apoio a Coordenadores Eleitorais (GNACE) do Conselho.
Criado em 9 de outubro de 1981, o CNPG é uma associação nacional, sem fins lucrativos, da qual fazem parte os Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União. Funcionando na forma de um Colegiado, o Conselho foi criado para defender os princípios, prerrogativas e funções institucionais do Ministério Público.


É sua função integrar os Ministérios Públicos de todos os Estados brasileiros; promover intercâmbio de experiências funcionais e administrativas; e trabalhar pelo aperfeiçoamento da instituição, traçando políticas e planos de atuação uniformes ou integrados que respeitem as peculiaridades regionais. O Conselho avalia, periodicamente, a atuação do Ministério Público.
Francisco Martínez Berdeal tem 50 anos e é promotor de Justiça desde 2003. Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialista em Direito Processual Civil pela FDV, tem ainda MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV/MMurad.
É o atual Secretário-Geral do Gabinete da PGJ e o 4º Promotor de Justiça Cível de Vitória. Tem 17 anos de atuação nas Promotorias de 14 municípios do interior e Grande Vitória e 12 anos de experiência na gestão do MPES. Foi ainda coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral/CAEL, do Núcleo de Autocomposição de Conflitos do MPES e do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público.