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sábado, 30 maio, 2020

Aposentadoria e auxílio-maternidade poderão ser solicitados por telefone

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De acordo com a Agência Brasil, o segurado deverá acessar o Meu INSS ou ligar para o 135 e, em vez de agendar uma data para ser atendido. Assim, ele receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento.

Para receber o benefício, o segurado precisa agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Com o novo modelo, ao fazer o pedido, o cidadão será chamado à agência somente se for necessário. Se os registros do usuário já constarem no sistema do INSS não haverá necessidade de ir até lá. O valor será disponibilizado à distância.

Segundo o INSS, com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido perto da residência. O instituto diz ainda que a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido.

O Meu INSS está disponível para Smartphones e Tablets e já possui mais de 7 milhões de cadastros. Com ele, é possível acompanhar o pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do instituto.

Além disso, a partir da próxima quinta-feira (24), os serviços que antes eram prestados somente no atendimento espontâneo serão realizados com dia e horário marcados também pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Confira os serviços que passarão a ser agendáveis:

Alterar meio de pagamento

Atualizar dados cadastrais do beneficiário

Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes

Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País

Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de Dirf

Cadastrar Declaração de Cárcere

Cadastrar ou atualizar dependentes para salário-família

Cadastrar ou renovar procuração

Cadastrar ou renovar representante legal

Desbloqueio do benefício para empréstimo

Desistir de aposentadoria

Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados

Pensão por morte

Emitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS

Reativar benefício

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Renunciar a cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão

Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido

Solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário

Suspender benefício assistencial à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho

Transferir benefício para outra agência

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