Na última terça-feira (28), o Governo do Estado autorizou duas intervenções para a melhoria da mobilidade urbana do município de Cariacica, as obras de implantação dos Corredores Sudeste e José Sette. A autorização dói realizada no Palácio Anchieta e contou com a presença do governador Renato Casagrande, o vice-governador Givaldo Vieira, o prefeito de Cariacica Helder Salomão, vereadores, deputados estaduais, federais, secretários de Estado e municipais, além de lideranças, representantes de associações de moradores e população em geral.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), será responsável pelas obras, que têm estimativa de conclusão em dezoito meses, desconsideradas interferências externas, como no caso de períodos de chuva prolongados.
Os dois corredores contribuem significativamente para a estruturação do território de Cariacica, criando importante ligação transversal à BR 262, que funcionará como eixo Norte-Sul da cidade, revitalizando áreas atualmente propícias a processos de transformação e valorização urbana e, ao mesmo tempo, oportunizando o adensamento de áreas atualmente subutilizadas.
Ambos representam fundamental intervenção na malha viária da cidade, cuja dinamização econômica está intrinsecamente ligada aos atuais problemas de articulação interna no sistema viário. Sob o aspecto urbanístico, a implantação dessas vias contribuirá para promover a integração entre as porções do Município de Cariacica ao Sul e ao Norte da BR 262, com o município de Vila Velha (Leste-Oeste) e com o município da Serra (BR 101 de contorno), além de reforçar a centralidade de Campo Grande como importante polo metropolitano.
O governador Renato Casagrande destacou que os corredores Sudeste e José Sette fazem parte do programa de mobilidade do Governo do Estado e que serão fundamentais para a melhoria da trafegabilidade na Região Metropolitana. “São importantes obras que se unirão a intervenções iniciadas na gestão passada e que vão melhorar a mobilidade urbana no município, além de se aliarem aos investimentos do Governo Federal na Rodovia do Contorno e no Viaduto da Ceasa, fundamentais para organizar o fluxo de veículos em toda a Grande Vitória”, explicou.