22.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Assumção quer incluir Bíblia Sagrada como material didático

Proposta protocolada por Assumção prevê Bíblia Sagrada na rede pública e privada capixaba

Por Robson Maia

Um Projeto de Lei (PL) em tramitação na Assembleia Legislativa (ales) quer incluir a Bíblia Sagrada como parte do material didático em escolas da rede pública e privada do Espírito Santo. A proposta é de autoria do deputado estadual Capitão Assumção (PL) e encontra-se em fase inicial de tramitação.

- Continua após a publicidade -

A proposta ressalta que “a leitura de trechos bíblicos poderá ocorrer nas escolas públicas e particulares como recurso paradidático para a disseminação cultural, histórica, geográfica e arqueológica de seu conteúdo”.

A medida proposta por Assumção assegura também que seja garantida a liberdade de opção religiosa e filosófica, sendo vedada aos estudantes a obrigatoriedade de participação em qualquer atividade que extrapola a função paradidática do uso da Bíblia Sagrada.

“As histórias bíblicas visam auxiliar os projetos escolares de ensino correlato nas áreas de história, literatura, ensino religioso, artes, filosofia, bem como outras atividades pedagógicas complementares”, diz trecho do projeto de lei.

Na justificativa da proposta, o deputado da ala conservadora da Ales afirma que a Bíblia Sagrada possui valores e conteúdos que vão além dos ensinamentos religiosos.

“É fundamental que o seu teor(da Bíblia) histórico, cultural e até mesmo arqueológico possam ser ministrados aos alunos, de maneira paradidática, a fim de contribuir ainda mais para o crescimento de seu arcabouço teórico, e entendimento das matérias correlatas”, defende Assumção na justificativa do projeto.

O texto será analisado pelas Comissões competentes da Casa antes de ir a votação em Plenário. Caso aprovada, a proposta será encaminhada para sanção ou veto do governador Renato Casagrande (PSB).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA