26 C
Vitória
quinta-feira, 9 maio, 2024

Assembleia Legislativa começa ano com renovação de mais de 50% dos deputados estaduais

16 novos deputados estaduais eleitos tomam posse nesta quarta-feira (01)

Por Regina Trindade

Na próxima quarta-feira (01) os deputados estaduais eleitos e reeleitos tomam posse na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Na legislatura que começa agora em 2023, com mandato de quatro anos, a Casa terá mais de 50% de seu quadro renovado, com 16 novos parlamentares eleitos, frente a 14 reeleitos. No total, o plenário da Ales é composto por 30 deputados estaduais.

- Continua após a publicidade -

A maioria dos novatos não são desconhecidos dos capixabas. Muitos exerceram cargos políticos na esfera municipal, outros retornam ao Legislativo Estadual e alguns já trabalharam em funções políticas estratégicas, como secretarias estaduais. 

O ES Hoje preparou um dossiê para apresentação de cada um dos novos deputados estaduais eleitos. A ordem da publicação segue o número de votos de cada parlamentar a ser empossado no dia 01. Nesta reportagem, listamos os oito primeiros e, em seguida, publicaremos os demais. 

 

Sérgio Meneguelli (Republicanos)

Sérgio Meneguelli
Com 138.523 votos Sérgio Meneguelli fez história nas eleições 2022. Foto: Tatiane Hoffmann

Aos 66 anos, foi eleito deputado estadual com 138.523 votos, sendo o parlamentar capixaba mais votado na história. É natural de Colatina, no noroeste do Estado, onde foi vereador e prefeito. É formado em Direito e foi produtor cultural. Para o parlamentar, um dos maiores desafios do Estado é desenvolver melhor o potencial turístico capixaba. 

O deputado eleito afirmou que seu mandato não estará direcionado a apenas uma determinada frente. “Quero ser um representante do povo que vai dar prioridade para o que o povo estiver precisando do meu trabalho aqui dentro”, disse.

Mesmo tendo sido eleito fora da coligação que elegeu Renato Casagrande (PSB), o parlamentar acredita que não terá problemas no diálogo com o governador, e que tudo depende do tratamento que receber. “Não sou radical, já votei no Casagrande. Não sou aliado dele, mas não tenho nada contra”, frisou.

A presença de Meneguelli na cerimônia de posse na próxima quarta-feira (01) ainda é uma incógnita. Isso porque o deputado eleito passou por procedimento cirúrgico de alta complexidade, e não possui condições físicas de se deslocar até a capital. A assessoria de imprensa do parlamentar não confirmou se Meneguelli vai comparecer à posse. 

 

João Coser (PT) – Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV)

Assembleia Legislativa começa ano com renovação de mais de 50% dos deputados estaduais
Após 28 anos, Coser retorna à Assembleia Legislativa para dar início ao seu terceiro mandato como deputado estadual. Foto: Divulgação.

Foi o segundo deputado estadual mais votado, com 58.279 votos. Bastante conhecido dos capixabas, Coser já exerceu dois mandatos de deputado federal e foi prefeito de Vitória. Após 28 anos, retorna à Assembleia Legislativa para dar início ao seu terceiro mandato como deputado estadual. 

Coser tem 66 anos e é natural de Santa Teresa. O parlamentar é advogado, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) no Espírito Santo. Também já foi presidente do Sindicato dos Comerciários do Espírito Santo (Sindicomerciários) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT-ES). Uma das plataformas de seu mandato será o combate à desigualdade social.

“Eu sempre acho que o maior desafio é a inclusão das pessoas, colocar todo mundo para trabalhar, reduzir a desigualdade entre o mais rico e o mais pobre. Nosso estado não tem necessidade de ter miserável, porque somos um estado pequeno. Com uma política de emprego, de transferência de renda quando necessário, uma política social arrojada, eu acho que é o nosso grande desafio”, disse.

Coser se mostrou aliado ao governador Renato Casagrande e disse estar otimista sobre a relação dos demais parlamentares da Casa com o Executivo.  “O meu desafio é ver como posso contribuir com o Estado do Espírito Santo, contribuir com o projeto do governador Casagrande (PSB). Eu sou do partido do presidente Lula (PT) e sou amigo do governador Casagrande. Eu estou conversando muito com os deputados, nós formamos um bloco grande, todo mundo está com uma boa intenção. Tem um ditado popular que diz que de boa intenção o inferno está cheio, mas tenho um sentimento de que as pessoas querem contribuir com o governador”, comentou.

 

Camila Valadão (Psol) – Federação Psol Rede

Assembleia Legislativa começa ano com renovação de mais de 50% dos deputados estaduais
A deputada eleita afirmou que vai assumir uma postura de independência política na Casa. Foto: divulgação.

Foi a mulher mais votada na história política do Espírito Santo, com 52.221 votos. Camila Valadão tem 38 anos e é natural de Vitória. A parlamentar foi vereadora da capital, é assistente social, doutora em Política Social e professora universitária.

Em seu mandato, pretende atuar com base nos eixos abordados em sua campanha, durante o período eleitoral. “A gente pautou muito a importância de ter políticas para as populações que são historicamente excluídas dos espaços de poder e que são as mais impactadas pelas desigualdades: como as mulheres, o povo negro, população LGBTQIA+, pessoas com deficiência, crianças e juventude”, afirmou.

Camila apoiou a candidatura de Casagrande no segundo turno e acredita que o governador tenha políticas que façam o Estado avançar. Porém, a deputada eleita afirmou que vai assumir uma postura de independência política na Casa.

“Nós também não temos compromisso com o erro, então a nossa atuação no Legislativo será pautada naquilo que a gente acha que é importante, necessário para a população do Espírito Santo. Então a gente pretende ter sim uma postura de independência, no sentido de escolher votar naquilo que nós temos convicção política que é o melhor”, frisou.

Sem papel: Ales Digital economizou R$ 12 milhões

Tyago Hoffmann (PSB)

Assembleia Legislativa começa ano com renovação de mais de 50% dos deputados estaduais
Hoffmann acredita que haverá uma boa relação entre o Legislativo e o Executivo nos próximos anos. Foto: Divulgação

O deputado eleito obteve 32.123 votos no pleito de 2022. Hoffmann ocupou diversas secretarias estaduais nos dois mandados de Renato Casagrande. Também foi secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória. Natural de Guarapari, ele tem 42 anos, é economista e professor universitário nas áreas de Economia e Administração Pública. Já foi chefe da Casa Civil e se diz acostumado a lidar com os deputados estaduais.

“O chefe da Casa Civil e o secretário de Governo lidam diretamente com a Assembleia, na interlocução com os deputados estaduais. Conheço a Casa e os deputados. Tenho certeza que essa bagagem no Executivo me ajuda bastante a trabalhar no Legislativo, para que nós possamos continuar no Estado a implantação de políticas públicas que têm mudado para melhor a vida da população do Espírito Santo”, avalia.

Hoffmann acredita que haverá uma boa relação entre o Legislativo e o Executivo nos próximos anos. “Eu acredito que a Ales como um todo terá uma relação muito boa com o governador. Mesmo os parlamentares novatos, pelo menos a maioria deles, eu acredito na maturidade, de nós termos uma Assembleia que seja independente”, disse.

 

Dr. Bruno Resende (União)

Assembleia Legislativa começa ano com renovação de mais de 50% dos deputados estaduais
O médico quer acabar com as filas de espera para consultas e exames no SUS. Foto: Divulgação.

O médico radio-oncologista  e diretor clínico do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim conseguiu se eleger com 31.897 votos. Natural de Mimoso do Sul, Bruno tem 35 anos e pretende revolucionar o tratamento de câncer no Espírito Santo e construir um hospital referência no Estado. Além disso, tem como objetivo acabar com as filas de espera por consultas e exames no SUS.

“A gente precisa garantir no Espírito Santo que as pessoas tenham acesso à saúde pelo sistema público, pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Enquanto houver um capixaba que precise pedir alguma coisa para alguém tá errado e na política a gente vê muito isso. O papel do deputado, do vereador, do prefeito não é dar ‘jeitinho’ em nada, é fazer com que o sistema funcione e as pessoas não precisem se humilhar para conseguir aquilo que já é delas por direito”, disse.

O deputado eleito afirmou que tem uma boa relação com Casagrande e disse que vai apoiar o Executivo. “O governador tem em mim um aliado do governo, de maneira nenhuma eu pretendo ser oposição. Se houver alguma proposição que não seja adequada para o povo capixaba eu serei contra, mas eu não acredito, porque o governador tem tido sobriedade e acertadas decisões, até aqui. Eu espero poder ajudar a conduzir o Espírito Santo para um horizonte ainda melhor, com mais saúde e com mais dignidade para o povo capixaba”, frisou.

 

Lucas Polese (PL)

Assembleia Legislativa começa ano com renovação de mais de 50% dos deputados estaduais
O colatinense é o deputado estadual mais jovem da história do Espírito Santo. Foto: Instagram.

Natural de Colatina, Lucas Polese obteve 29.490 votos. É o deputado estadual mais jovem da história política capixaba, e chega à Assembleia Legislativa para exercer seu primeiro mandato eletivo aos 26 anos. É trabalhador de artes gráficas e fundador do Instituto Liberal do Espírito Santo (Iles). 

Polese afirmou que tem como objetivo lutar contra a burocracia da máquina pública. “Reduzir o inchaço e a burocracia da máquina pública capixaba, criar mecanismos de transparência, de combate à corrupção, combater a indústria da multa que assola o setor produtivo, tanto do campo, quanto da cidade. Tem algumas pautas morais que eu defendo também, a defesa da família, a defesa da liberdade. A segurança pública capixaba é uma bandeira que eu tenho lutado bastante também, fortalecendo os profissionais de segurança pública, principalmente as polícias, integrando as polícias”, afirmou.

Ele se coloca como oposição ao governo do Estado. “Meu posicionamento é de oposição. Eu já faço oposição ao governador, oficialmente, desde 2017, desde antes de ele ganhar essa primeira eleição desse ciclo dele, de agora. E continuo fazendo oposição ideológica, mas claro, oposição racional, não é oposição por oposição”, explica. 

O deputado eleito também cobra mais participação da juventude no processo político e é a favor da renovação da política. “Eu acho que quando uma pessoa fica lá 40 anos, 30, enfim, ela vai criando alguns vícios, alguns hábitos, e o mundo vai mudando também, se atualizando. A tecnologia, a revolução industrial nova, enfim, tudo isso vem acontecendo e as novas gerações precisam fazer parte do processo também”, disse.

 

Lucas Scaramussa (Podemos)

Assembleia Legislativa começa ano com renovação de mais de 50% dos deputados estaduais
O deputado eleito disse estar disposto a ajudar o Executivo em pautas favoráveis. Foto: Instagram.

O advogado e professor universitário linharense de 43 anos conseguiu 26.720 votos. Scaramussa já foi secretário municipal de Meio Ambiente de Linhares. 

Para seu primeiro mandato, aposta na criação de oportunidades. “Toda minha história de vida é como prestador de serviço, eu digo que é o meu talento. Eu admiro quem empreende, quem produz, quem gera oportunidade, mas eu vivo de oportunidade, eu sou um prestador de serviço. E eu acho que a Ales também é um ambiente para pessoas que são prestadoras de serviço entrarem e entregarem o melhor de si”, afirmou.

O linharense acredita em uma relação tranquila com o governo de Casagrande, se colocando disposto a ajudar o Executivo nas pautas que considerar favoráveis.

“Tudo que o governo precisar para que esse Estado seja protagonista na geração de oportunidade, no desenvolvimento, pode contar comigo, em todas as pautas. E aquelas que a gente defende com convicção, de coração, com independência pessoal, filosófica e ideológica, essas a gente vai defender, com respeito, com educação. Eu acho que é assim que a gente também consegue educar e levar ao convencimento”, disse. 

 

Denninho Silva (União) 

Assembleia Legislativa começa ano com renovação de mais de 50% dos deputados estaduais
Denninho quer fortalecer vínculos entre lideranças da sociedade civil com o poder Legislativo. Foto: Instagram.

Vereador em Vitória por dois mandatos, Denner Januário da Silva, de 40 anos, se elegeu deputado estadual com 25.986 votos. Natural de João Pessoa, Paraíba, veio para o Espírito Santo com os pais quando ainda era um bebê. Denninho promete trabalhar pelo fortalecimento de vínculos entre as lideranças comunitárias, sociais, religiosas, empresariais, os municípios, a Assembleia Legislativa (Ales) e o governo do Estado.

“Nossa prioridade é cuidar das pessoas! Seguiremos na defesa da educação, saúde, segurança pública, do empreendedor, mobilidade urbana, logística, social, qualificação profissional, esporte, cultura e lazer, defesa do consumidor, do setor produtivo, do bem-estar animal, nos colocando também à disposição sempre dos servidores públicos”, disse.

Para o deputado eleito, a expectativa é de boa relação com Casagrande. “O governador é um homem do diálogo, com vasta experiência no Parlamento e sabe lidar com o contraditório. Faço parte do grupo político liderado pelo prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, que foi um dos maiores aliados do governador no último processo eleitoral. Serei base do governador Renato Casagrande para contribuir com o avanço do nosso Estado”, afirmou.

Com informações de Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA