25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Sem papel: Ales Digital economizou R$ 12 milhões

Sem o uso do papel, mais de 8 milhões de impressões foram evitadas, o equivalente a 800 árvores

Por Regina Trindade

Em consonância com um mundo cada vez mais digitalizado e permeado com as facilidades possibilitadas pela internet, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) implementou, em 2017, o projeto Ales Digital, para digitalização e virtualização dos processos legislativos e administrativos da Casa. Ao abolir o uso do papel, servidores e funcionários da Ales evitaram mais de 8 milhões de impressões, o equivalente a 800 árvores, e ajudaram a economizar cerca de R$ 12 milhões.

- Continua após a publicidade -

Para o diretor da Procuradoria da Casa, Vinícius Oliveira Gomes Lima, foi identificada a necessidade de oferecer maior eficiência aos trâmites do Poder Legislativo. “Na época, outros poderes estavam se modernizando, mas a Ales ainda estava no papel. A iniciativa de digitalização partiu da Mesa Diretora e logo foi abraçada por todo o Parlamento estadual. Hoje, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo é a primeira do país totalmente digitalizada”, afirmou o diretor.

De acordo com o Vinícius Oliveira, à época de sua implementação, o projeto abarcava os processos legislativos. Em uma segunda fase, os processos administrativos também foram contemplados. “Todos os protocolos são digitais, toda a parte de requerimento, licitação, contrato. A Ales aboliu o processo escrito”, disse.

A digitalização também proporciona maior rapidez e transparência para o cidadão que procura informações sobre o legislativo estadual. “A população tem total acesso ao processo legislativo. A Ales Digital é uma ferramenta de inclusão”, frisou.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA