22.9 C
Vitória
domingo, 12 maio, 2024

Salão do Livro conquista público e tem novos projetos no ES

Evento reuniu lançamento de livros, debates, shows, artes visuais, exibição de documentário na Capitania dos Portos, em Vitória

Por Mariah Friedrich

Mais de 700 pessoas compareceram na primeira edição do Salão do Livro Capixaba, realizado nas últimas quinta (23) e sexta-feira (24), na Capitania dos Portos do Espírito Santo, em Vitória. O evento representou uma oportunidade para os amantes da cultura entrarem em contato com diversas manifestações artísticas da Grande Vitória e interior do Estado do Espírito Santo.

- Continua após a publicidade -

O escritor e produtor cultural Manoel Goes, responsável pela produção do 1º Salão do Livro Capixaba, compartilhou que a experiência foi um sucesso e reflete o momento de grande produção literária que acontece no Espírito Santo. 

“A organização ficou muito satisfeita pelo sucesso do evento, pela quantidade de visitantes nos dois dias de programação, além da qualidade da produção capixaba apresentada para os visitantes. Grande parte do público era de estudantes, muito interessados em conhecer a literatura e os autores capixabas, esse foi o grande objetivo alcançado”, observou Manoel Goes. 

A partir da experiência, a produção do evento já está se movimentando para realizar mais projetos como esse. Eles devem levar o Salão do Livro para Santa Maria de Jetibá em fevereiro durante as comemorações dos 150 anos de imigração no município.

Aracruz também receberá uma edição especial em março, com a temática dos povos originários e participação de professores do Amazonas para intercâmbio com as comunidades de Aracruz. 

Na capital, o segundo Salão do Livro na Capitania do Portos já está previsto para acontecer no próximo ano. 

O evento é uma realização da Academia Espírito-santense de Letras, Editora Jordem e Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, com patrocínio da Aderes, Sebrae e Vports e apoio institucional da Marinha do Brasil – Capitania dos Portos do Espírito Santo, Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, Academia de Letras de Vila Velha e Academia Feminina Espírito-santense de Letras.

Autores presentes

A escritora Lilian Menengucci lançou na ocasião o livro  “A gente, às vezes, é assim”, quinta publicação voltada para o público infantil. Para ela, eventos que promovem os livros e a leitura são fundamentais para o processo de difusão da arte literária.

“Nada disso, porém, encontra eco efetivo se não for promovida, ampliada e fortalecida, a relação com a leitora e o leitor, de todos os tamanhos. Nessa direção, a iniciativa do Salão do Livro Capixaba se apresenta como um desses caminhos. Que venha a 2ª edição!”, comentou Lilian Menengucci.

A escritora Roseli Agueda lançou o livro infantil “Penedinho – O navio viajante” e também expressou satisfação tanto pela oportunidade, quanto pela relação do espaço da Capitania com o tema do livro,que conta uma história marítima. 

“O Salão do livro  capixaba foi imprescindível para o fortalecimento da literatura produzida no Espírito Santo. Os escritores tiveram a oportunidade de lançarem seus livros, além de compartilharem experiências” relatou Roseli. 

Eliana Zandonade, contadora de histórias do Grupo Chão de Letras da Biblioteca Municipal de Vitória e sócia da Zínia Editora, uma editora infantil e juvenil do Espírito Santo, participou  do Salão do Livro Capixaba contando histórias e divulgando dois lançamentos de livros pela Zínia Editora, “O mundo Colorido de Lides”, de autoria própria e “Dia e hora é Diadora”, de Edezio Caldeira Filho. 

“O evento reuniu os maiores escritores do ES, foram dois dias de trocas de experiências e conhecimento de livros lançados no ES”, relatou Eliana Zandonade.

A autora do livro “Agressão: Fundamentos Biopsicossociais”, Viviane Melo, apresentou sua obra, que analisa as origens do comportamento agressivo do humano em seus aspectos biológicos,  psicológicos e a manipulação social para fins político-ideológicos. Ela relata que durante as tardes do evento, os escritores tiveram a oportunidade de mostrar um pouco de seu trabalho, falando sobre o processo de escrita e também vendendo nossas obras.

“Um Salão do Livro como este tem um grande potencial para sensibilizar não apenas os escritores que expõem suas obras, mas aqueles que também vão visitar e ouvir um pouco a contação de histórias escritas pelos próprios autores ou declamação de poesia. Foi uma oportunidade ímpar para a literatura capixaba mostrar o seu valor, seu potencial para unir a sociedade e a importância do investimento na Cultura como ferramenta de reorientação das nossas desavenças sociais e fomento da economia do Estado”, compreende Viviane Melo.

Lista completa Autores/Lançamentos:

Quinta-feira (23)
Penha Franzotti “Benevente – o rio de nossa história”.
Laurany Matiello “Macaco Peralta, em Santa Teresa”. (Vitória)
Eliana Zandonade “O Mundo Colorido de Lides” (Vitória)
Antônio Neto “Para Gostar de Ler”. (Serra)
Betho Penedo “Quarto”. (Vitória)
Advanir Rosa “Bruxas Diversas, Diversas Bruxas”. (Vila Velha)
Fabiani Taylor “Os Fósseis” (livro com Ling. de Sinais – Piúma)
Francisco Aurelio Ribeiro “ Olhar Estrangeiro”. (Vila Velha)
lvan Filho “Uma Casinha lá no alto”. (Vitória)
Fabíola Sampaio “Era uma vez Alegria”. (Vila Velha)
Ester Abreu Vieira de Oliveira “ Surpresas de um Domingo no Parque”.
Maria José Correa “ Matusa” e “O Céu de Fred”. (Vila Velha)
Kátia Fialho “Minha Cariacica”. (Cariacia)
João Roberto Vasco “Crônicas de Camburi”. (Vitória)
Charles Araújo “Histórias que os animais contam” (Montanha)

Sexta-feira (24)
Sandra Valladão “Encontro Marcado”. (Vitória)
Sonia Rosseto “Amazônia”. (Vitória)
Maria das Graças Gozzer “O Casamento”. (Santa M. de Jetibá)
Bárbara Gozzer Machado “São Sebastião, As Lembranças de um Rio”. (Santa M. de Jetibá)
Edezio Caldeira “Dia e Hora é Diadora”. (Editora Zinia – Vitória)
Rita de Cássia Menezes “ Poesias de Pedra”. (Vitória)
Lilian Menenguci “ A gente, às vezes, é assim!”. (Vitória)
Rita Côgo “A Caixa de Rudá”. (Guaçuí)
Ailse Therezinha Cypreste Romanelli “Cobras e Lagartos” (Vila Velha)
Josina (Jô) Drumond “Poemáqua”. (Vitória)
Viviane Melo “ Agressão: Fundamentos Biopsicossociais” (Vitória)
Elijance Marques “ Bolhas de Sabão”. (Vila Velha)
arlos Ola “O Guardião do Rio”. (Guaçuí)
Brendda Neves “Elas”. (Vila Velha)
Sara Ferreira “Indiozinho Curioso”. (Vitória)
Clério Borges/ Martinha/ Sandra Lúcia – Lançamentos e presenças no stand da Academia de Letras e Artes da Serra.
Sandrera “Amorança”. (Vitória).
Augusto Diniz e Márcia R. R. Ferreira “Aventuras na Casa Lambert”. (Santa Teresa)

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -