24.9 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Arábia Saudita revela que depositou US$ 5 bilhões no BC da Turquia

Depósitos do tipo podem ajudar a estabilizar a moeda de uma nação em relação a divisas internacionais

A Arábia Saudita revelou nesta segunda-feira, 6, que depositou US$ 5 bilhões no banco central da Turquia, numa provável tentativa de ajudar o governo turco a sustentar a sua enfraquecida moeda, a lira, após o violento terremoto do mês passado que atingiu a Turquia e o norte da Síria.

Em comunicado divulgado pela agência de notícias estatal Saudi Press Agency, o governo saudita descreveu o gesto como “uma prova da estreita cooperação e laços históricos que existem entre o reino da Arábia Saudita e a República da Turquia e seu povo irmão”.

- Continua após a publicidade -

O comunicado não traz detalhes de como os recursos serão usados. No entanto, depósitos do tipo podem ajudar a estabilizar a moeda de uma nação em relação a divisas internacionais.

A Turquia já vinha lidando com inflação alta e a desvalorização da lira mesmo antes do terremoto de 6 de fevereiro e dos vários tremores secundários que vieram depois. Há um ano, um dólar comprava 14,26 liras. Atualmente, o dólar vale 18,90 liras.

O terremoto matou cerca de 50 mil pessoas, a grande maioria na Turquia. Cerca de 204 mil prédios desabaram ou ficaram seriamente danificados na Turquia, deixando centenas de milhares de pessoas desabrigadas.

Com informações Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA