Ceturb prevê que, em 30 dias, estações na Prainha e Praça do Papa terão estruturas de acessibilidade, caso seja aprovados os testes
Por Redação
Após mais de um ano de operação, o Sistema Aquaviário do Espírito Santo, que retomou suas atividades em 20 de agosto de 2023 após um hiato de 20 anos, tem sido amplamente utilizado por capixabas e turistas, transportando cerca de 500 mil passageiros em 22 mil viagens ao longo de três linhas em funcionamento. Agora, o modal de transporte passa por aprimoramentos para garantir acessibilidade às pessoas com deficiência, especificamente cadeirantes.
Testes para o embarque de cadeirantes já estão em andamento na estação de Porto de Santana, em Cariacica, onde uma rampa foi instalada para facilitar o acesso das pessoas com mobilidade reduzida às balsas.
A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb/ES) revelou que, dentro de 30 dias, caso seja aprovado os testes, as estações da Prainha, em Vila Velha, e da Praça do Papa, em Vitória, também receberão estruturas similares para permitir a acessibilidade. Além disso, estão sendo realizados ajustes de altura e dimensão nas estruturas para garantir que as rampas se adaptem corretamente aos barcos atracados.
Atualmente, as balsas já contam com áreas reservadas para cadeirantes, e há planos para aumentar o número de espaços disponíveis, reforçando o compromisso de tornar o Sistema Aquaviário acessível a todos.
Saiba mais…
O Sistema Aquaviário passará por expansão com a construção de novas estações, com um investimento de R$ 30 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. As novas estações estão previstas para Vitória, no antigo Terminal Dom Bosco, na Praça Pio XII e na rodoviária da capital. Além disso, outras estações estão sendo planejadas para os municípios de Cariacica e Vila Velha.