Aproximadamente 500 mil passageiros foram transportados em 22 mil viagens
Por Redação
Após um ano de operação, o Sistema Aquaviário, que voltou a funcionar em 20 de agosto de 2023, depois de um hiato de mais de 20 anos, tem se consolidado como um sucesso entre os capixabas e turistas que visitam o Espírito Santo. Inicialmente com duas embarcações, o sistema agora conta com três e, em breve, terá quatro em operação. Neste primeiro ano, aproximadamente 500 mil passageiros foram transportados em 22 mil viagens, distribuídas pelas três linhas em funcionamento.
O governador Renato Casagrande celebrou a data comemorativa em um passeio pelo sistema e destacou a importância do modal para a população. “São pessoas que utilizam a serviço, lazer, turismo, e muitas aproveitam para fugir do trânsito e desfrutar dessa vista maravilhosa que temos no Espírito Santo”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
A aprovação do público não se reflete apenas no número expressivo de passageiros, mas também na satisfação geral com o serviço. Uma pesquisa realizada pela Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) revelou que mais de 90% dos entrevistados avaliaram positivamente o sistema em termos de higiene, conforto, cordialidade dos funcionários, organização no embarque e desembarque, intervalos entre viagens, cumprimento de horários e manutenção das embarcações.
Na época da inauguração, o governador Casagrande ressaltou que o modal não só integraria as cidades da Grande Vitória, mas também impulsionaria o turismo na região. Os dados da pesquisa da Ceturb corroboram essa previsão: a maioria dos passageiros utilizou o sistema para lazer (47,3%), seguido pelo trabalho (27,2%) e turismo (14,6%). Esses números indicam que mais de 60% dos usuários utilizam o sistema para passeios, comprovando seu papel na promoção do turismo local.
O crescimento do Sistema Aquaviário não para por aí. No primeiro semestre deste ano, foram anunciados planos de expansão, incluindo a construção de novas estações com um investimento de R$ 30 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. As novas estações estão previstas para Vitória, no antigo Terminal Dom Bosco, na Praça Pio XII e na rodoviária da capital. Outras estações estão em planejamento para os municípios de Cariacica e Vila Velha.


“Estamos trabalhando para expandir o sistema, com mais estações e embarcações, aprimorando o serviço e consolidando-o como um meio de transporte integrado ao Transcol”, destacou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.
Atualmente, o Sistema Aquaviário opera com estações na Praça do Papa, em Vitória; na Prainha, em Vila Velha; e em Porto de Santana, em Cariacica, com expectativas de crescimento e ainda mais melhorias nos próximos anos.