25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Alta na bolsa é puxada por Vale e Petrobras e acompanha bom humor estrangeiro

Ontem, o principal índice da bolsa de valores brasileira recuou 0,85%, aos 114.429 pontos.

Por Anderson Neto

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em alta nesta terça-feira (22), influenciado pelo tom otimista do exterior, que avança acompanhando as boas expectativas para diversas ações do setor de tecnologia. No Brasil, o destaque fica com o cenário política, enquanto os investidores esperam pela votação do texto do novo arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados.

- Continua após a publicidade -

Às 16h17, o índice subia 1,48%, aos 116.124 pontos. No mesmo horário, as ações da Vale e da Petrobras, empresas com maior peso na composição do índice, avançavam 2,21% e 0,88%, com a valorização das commodities nos mercados internacionais. A alta também é disseminada por outros setores da bolsa. No dia anterior, o Ibovespa fechou em baixa de 0,85%, aos 114.429 pontos.

Movimento do mercado

Depois de mais um pregão marcado pela aversão ao risco na véspera, os mercados globais amanheceram mais otimistas, animados com o setor de tecnologia. Investidores estão na expectativa pela divulgação do balanço corporativo do segundo trimestre da Nvidia, fabricante de peças de computador e uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

As projeções são bastante positivas, por conta do avanço da inteligência artificial, e os resultados, se concretizados, podem puxar todo o setor. Já no Brasil, o destaque continua com o cenário político, com o mercado aguardando a votação do novo arcabouço fiscal pela Câmara.

Segundo o deputado Cláudio Cajado, relator da proposta, os parlamentares devem se reunir ainda nesta terça e a votação pode acontecer hoje mesmo ou, no máximo, amanhã. O texto é prioritário para a equipe econômica do governo e foi aprovado pelo Senado há dois meses com mudanças, o que obriga o retorno da proposta para mais uma votação pela Câmara.

No entanto, as negociações perderam o ritmo nas últimas semanas, adicionando volatilidade ao mercado. Investidores estão na expectativa por essa aprovação porque a nova regra fiscal deve trazer maior controle aos gastos públicos, o que ajuda a controlar a inflação.

Ao longo da semana, outras divulgações importantes estão marcadas, com destaque para o Índices de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação, aqui no Brasil, e alguns dados de atividade econômica nos Estados Unidos e na Europa.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA