27.7 C
Vitória
quarta-feira, 8 maio, 2024

Aeroporto de Vitória fará uso de energia renovável em aviões

Com a tecnologia, estima-se uma redução de 1.200 toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano

Por Kebim Tamanini

O aeroporto de Vitória receberá um investimento de R$ 17 milhões para instalar equipamentos que possibilitem o uso de energia renovável em aviões quando estiverem em solo a partir de dezembro. Com os novos aparelhos, estima-se uma redução de cerca de 1.200 toneladas de emissões de dióxido de carbono no aeroporto de Vitória. O terminal aéreo de Florianópolis também fará parte desses avanços sustentáveis.

- Continua após a publicidade -

Os sistemas já estão sendo instalados nas seis pontes do Aeroporto de Vitória e nas dez entradas do Aeroporto de Florianópolis, com previsão de operação para dezembro. Segundo a Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o terminal aéreo capixaba, esses novos equipamentos possibilitará que a parte elétrica e o ar-condicionado dos aviões funcionem com energia renovável quando estiverem em solo, reduzindo a dependência de querosene e diesel, que são os principais responsáveis por tornar o segmento aéreo menos sustentável.

O CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, divulgou que a empresa firmou acordo com a Gol, Latam e Azul para reduzir a emissão de dióxido de carbono. “Este projeto reforça nosso compromisso com o meio ambiente. É um investimento importante da Zurich Airport Brasil para tornar nossa indústria mais sustentável. A adesão das companhias aéreas mostra que estamos no caminho certo para alcançar patamares cada vez mais relevantes no compromisso com a agenda climática”, comemorou.

Com a tecnologia, estima-se uma redução de 1.200 toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano
Entrada do Aeroporto de Vitória, localizado na capital do Estado. Foto: Divulgação/Zurich Airport

Reconhecimento

Em 2022, o Aeroporto de Vitória conquistou reconhecimento internacional por seu compromisso com a sustentabilidade. O Vitória Airport recebeu a certificação da ACA (Airport Carbon Accreditation), um programa da ACI (Airports Council International), por ter concluído a avaliação de suas emissões de carbono. Com isso, o aeroporto alcançou o selo Mapping, um dos níveis deste programa global de certificação, que é o único reconhecido para aeroportos em todo o mundo.

Esse reconhecimento internacional permite que o Aeroporto de Vitória desenvolva programas alinhados com o Acordo de Paris. O objetivo é eliminar completamente o saldo líquido de emissões de gases de efeito estufa até 2050.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA