22.1 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Capixabas não terão serviços de voos diretos entre Vix-SDU

Empresa aérea informa que aumentará o número de voos para o Aeroporto Tom Jobim (RJ), conhecido como Galeão

Por Kebim Tamanini

A Latam, atualmente a única companhia aérea que realiza voos diretos entre o Aeroporto de Vitória e Santos Dumont (SDU), anunciou que a partir de abril não operará mais nesta rota. A empresa não informou o motivo da desistência da linha e ressaltou, por meio de nota, que oferecerá 14 voos semanais para o Aeroporto Tom Jobim (RJ), conhecido como Galeão. Com isso, o Espírito Santo não contará com voos diretos para o terminal localizado na região central do Rio de Janeiro.

- Continua após a publicidade -

Veja o que a empresa aérea diz no comunicado de cancelamento dos serviços: “A LATAM informa que a rota Vitória/Rio de Janeiro-Santos Dumont continuará em operação até março de 2023. Após esse período, a companhia passará a oferecer a rota Vitória/Rio de Janeiro-Galeão, com 14 voos semanais. Os voos já estão sendo disponibilizados a todos os passageiros em latam.com e demais canais de venda.”

Caso nenhuma empresa retorne com os voos de Vix-SDU, os capixabas terão que utilizar o Galeão para voos diretos, o que resultaria no dobro do tempo e percurso em comparação com o aeroporto da Zona Sul carioca.

Essa mudança ocorre logo em seguida após um impasse no segundo semestre de 2023, quando uma portaria do Governo Federal proibiu voos entre o Aeroporto de Vitória e Santos Dumont devido à distância máxima de 400 km, o que não era atendida pelos terminais.

A companhia aérea Azul também cancelou os serviços da rota em 1º de outubro devido às restrições ao aeroporto carioca, que visavam melhorar a qualidade dos serviços aos passageiros e aumentar a movimentação do Aeroporto do Galeão, pouco utilizado pelo setor aéreo na época.

A questão envolveu políticos de ambas as frentes políticas para reverter a situação, alegando que o Aeroporto de Vitória fica a 418 km do Santos Dumont e que os voos estavam sendo transferidos para o Aeroporto do Galeão devido a apenas 18 quilômetros e que prejudicaria diversos setores econômicos do Estado. No fim de 2023, o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, anunciou o fim da portaria.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA