Evento apontou que capixabas preferem imóveis de 2 quartos.
Por Gustavo Costa
A maior vitrine do mercado imobiliário do Estado, o Salão do Imóvel atualizou o perfil dos capixabas quando o assunto é investir em um lugar para morar. Realizado entre os dias 17 de outubro e 5 de novembro, o evento, que apresentou do estúdio ao apartamento, das casas e lotes a salas e lojas, nos perfis econômicos, médio e alto padrão, teve seu balanço final divulgado agora pela sua idealizadora, a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES).
A 29ª edição do evento recebeu 53.982 visitantes, totalizando 7.974.209 visualizações. Realizado em formato híbrido, o Salão apresentou as tendências e ofertas de 40 empresas do setor, no site www.salaodoimovel.com.br e com atendimento presencial em estandes de venda ou nas empresas participantes. Foram comercializadas mais de 3 mil e quinhentas unidades, distribuídas por todo o Estado.
A preferência do comprador capixaba foi por imóveis com dois quartos, sendo 48,6%, depois pelo de três quartos, com 35,4% das visitas. Enquanto os lotes registraram 3,8% de procura.
Já em relação às cidades onde estão localizados os imóveis, Vitória liderou as buscas, com 49%. Logo em seguida veio Vila Velha, com 33,5%. A Serra fechou o pódio, com 14,2%. Já os municípios de Linhares e Santa Leopoldina empataram com 1,3% da procura.
Quanto ao montante que estão dispostos a investir na aquisição de um imóvel, os visitantes buscaram em primeiro lugar imóveis entre R$601 mil e R$ 1 milhão, totalizando 31,9%. A seguir, com 21%, vieram as unidades com preço entre R$451mil e R$600 mil. Os imóveis econômicos representam 15% da pesquisa do portal.
O Salão do Imóvel contou com o patrocínio de Banestes e Sicoob-ES; e apoio do Sebrae-ES, Cupola, Imobi Report, Sinoreg Escritec Contabilidade e Imobiliária Universal.
Para o presidente da ADEMI-ES, Eduardo Fontes, o Salão do Imóvel estimula a demanda, juntando em um único lugar as principais ofertas dos empreendedores, além de fornecer informações valiosas aos players do mercado e aos consumidores. “Não é apenas uma exposição de imóveis; é uma experiência que molda o futuro do mercado e contribui para que os sonhos das pessoas se tornem realidade”, enfatizou ele.