Governo estadual atribui a redução de acidentes à implantação da faixa exclusiva para motos, ônibus, táxis, ambulâncias e viaturas policiais
Por Kebim Tamanini
No mesmo dia em que a Ciclovia da Vida celebra seu primeiro aniversário, a obra de ampliação da Terceira Ponte também marca um ano desde sua entrega. A estrutura, que antes contava com duas faixas em cada sentido, passou a ter três, aumentando o fluxo de veículos e, ao contrário do que muitos desacreditavam, o número de acidentes diminuiu significativamente.
A redução no número de acidentes é evidente quando se compara o período de janeiro a julho de 2023, antes da inauguração da obra, com o mesmo período de 2024. Houve uma queda de 34% no total de acidentes na ponte, passando de 393 para 259 ocorrências.
A queda também é notável nos incidentes envolvendo motociclistas, que registraram uma redução de 23% nos primeiros sete meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.
O governo estadual atribui essa melhoria à implantação da faixa exclusiva para motos, ônibus, táxis, ambulâncias e viaturas policiais. “A Linha Verde proporciona agilidade no deslocamento, especialmente para os usuários do transporte público, e é um marco na redução de acidentes. A implementação dessa faixa exclusiva reflete o compromisso com a segurança e a eficiência no transporte, impactando positivamente a qualidade de vida da população”, destacou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.
Além da redução nos acidentes, a ampliação da ponte trouxe benefícios diretos para os usuários do transporte público. O tempo de viagem diminuiu cerca de 20 minutos, com a velocidade média dos ônibus no horário de pico aumentando de 7 km/h para 40 km/h, justificando a implantação da faixa exclusiva.
Recentemente, motoristas que utilizam a Terceira Ponte notaram a instalação de radares no vão central da estrutura. Segundo o Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), os equipamentos já estão em funcionamento e multando condutores que desrespeitarem as regras de trânsito.
Os novos limites de velocidade na Terceira Ponte são de 70 km/h na chegada a Vila Velha e 60 km/h na chegada a Vitória. Motoristas que ultrapassarem esses limites estarão sujeitos a multas, reforçando o compromisso com a segurança na via.