Obras na Terceira Ponte são uma referência da engenharia e da arquitetura no Brasil e em outros países
Por Kebim Tamanini
Mesmo sob muita chuva, a ampliação da Terceira Ponte e a Ciclovia da Vida foram inauguradas pelo Governo do Estado na manhã deste domingo (27/08). Segundo o governador Renato Casagrande, a obra é uma referência da engenharia e da arquitetura no Brasil e em outros países. A nova ciclovia recebeu o nome de “Detinha Son” em homenagem à cicloativista Deusdedet Alle Son, que faleceu em 2016 após cair da bicicleta e sofrer traumatismo craniano.
Em entrevista coletiva, Casagrande comemorou a entrega da Ciclovia da Vida e listou os benefícios que as obras trarão aos capixabas. “Qualquer pessoa tomando os cuidados necessários poderá usar a ciclovia, com diversos objetivos. Primeiro, o fato de reduzir o número de suicídios na Terceira Ponte. E segundo, para você praticar atividade física, porque faz bem para saúde. Terceiro, você também pode usar como ponto turístico, pois a vista é maravilhosa”, enfatizou.
Inegável a importância da construção da Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte, quando é observado o número de pessoas que se suicidaram antes e depois do início da construção. Desde outubro de 2022, segundo a Rodosol, concessionária que administra a ponte, não há registros de casos de pessoas que atentaram contra a própria vida, coincidentemente desde a época de implantação das grades. A concessionária afirma ainda que entre 2020 a 2023 foram 28 vítimas de suicídio.
Foi anunciado no evento de inauguração que no primeiro momento terão fiscais que vão controlar o acesso na Ciclovia da Vida para fazer o controle sobre quais bicicletas podem trafegar na via. Vale lembrar que não será permitido fazer caminhadas ou atravessar a estrutura com veículos elétricos, como motos, patinetes e scooter, por exemplo.
O governador quando perguntado sobre a ampliação de duas para três faixas em cada sentido da Terceira Ponte disse que “é importante ampliar a capacidade em cerca de 40% do tráfego de carros sobre a ponte, com a nova faixa, ajudará também a liberar mais o fluxo nas vias de acesso à ponte”.
A principal mudança que aconteceu na ampliação da Terceira Ponte foi a inclusão de novas faixas, transformando a pista do lado esquerdo exclusiva para transporte coletivo e motocicletas. Como os carros de aplicativos não possuem identificação, estão proibidos de circular nessa faixa.
Concessão da Terceira Ponte
Outro tema que rondou nas entrevistas das autoridades presentes foi a renovação ou não com a Rodosol. A empresa que administra a Terceira Ponte há 25 anos, já recebeu a sinalização por parte do Governo do Estado a não renovação do contrato.
Casagrande disse que espera a conclusão do estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), para tomar a decisão, contudo ele afirmou que haverá a concessão da Terceira Ponte por diversos aspectos.
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“Então, além da ponte, nós temos a ciclovia, que exige manutenção permanente, com isso não é uma ponte qualquer. Nós temos também uma operação monitorada na Rodovia do Sol, onde acontecem operações de assistência com guincho, com auxílio ao usuário. É um trecho diferenciado em termos do atendimento ao usuário, por isso que nós vamos sim fazer a concessão”, relatou o governador do Estado.
O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado estadual Marcelo Santos, afirma ser favorável à renovação com a Rodosol. “Se for viável, sou a favor de uma renovação desde que haja um preço justo no sistema de tarifa do pedágio, pois se você romper o contrato teremos que contratar uma empresa emergencial. E qual será essa empresa? É importante que temos esse cuidado para não podermos colocar uma concessionária que talvez não preste um serviço de qualidade”, esclareceu.