23.3 C
Vitória
domingo, 21 abril, 2024

72 anos da Academia de Letras de Vila Velha

A Sessão Solene em comemoração ao aniversário da Academia será as 19h30, na sede da Instituição, na Prainha, em Vila Velha

Fundada em 07 de março de 1948, a Academia de Letras de Vila Velha vai comemorar seus 72 anos de trabalhos em favor da cultura, arte e educação do município. A sessão solene em comemoração vai acontecer na noite deste sábado (07).

Uma Academia de Letras é, possivelmente, a maior referência no mundo cultural de uma cidade, de um estado e de um país. Propaga a cultura de um povo. Estimula o desenvolvimento da literatura, além de premiar os méritos dos seus mais destacados cultores das letras.

- Continua após a publicidade -

Para o jornalista, escritor e membro da Academia Espírito-Santense de Letras, José Carlos Mattedi, a Academia de Letras de Vila Velha é uma das instituições mais respeitadas do estado pela sua tradição, independência, e êxitos social e cultural.

“Parabenizo a Academia pelos seus 72 anos de atividades em prol da literatura e das artes capixabas. Localizada no berço da colonização do Espírito Santo. Felicito seus membros e que unam forças aos escritores do país na defesa do livro, quando este vem sofrendo perigosos ataques de mentes tacanhas”, sublinhou.

Academia de letras

A Academia de Letras de Vila Velha é sucessora da Academia de Letras Humberto de Campos que sucedeu o Centro Cultural Humberto de Campos, fundado em 07 de março de 1948. Através de Assembleia Geral foi transformada em Academia de Letras na data de 02 de setembro de 1959.

Em agosto de 2014, por meio de sessão solene, a instituição passou a ser chamada de Academia de Letras de Vila Velha (ALVV). A homenagem a Humberto de Campos foi mantida: atualmente, ele é o patrono geral da Academia. Trata-se de uma instituição literária e cultural de duração ilimitada e que tem por finalidade o cultivo da nossa língua e da literatura nacional.

Entra suas finalidades estão: Congregar intelectuais das áreas literária e/ou cultural, divulgar o livro brasileiro, revistas e periódicos literários, bem como promover sua publicação, promover eventos de natureza sociocultural, concursos artísticos e literários em estreita colaboração com as autoridades do setor cultural do Município, do Estado e do País, zelando pela cultura universal em todos os matizes, incentivar a criação de grêmios literários e afins, entre outros.

Serviço

Data: 07 de março
Hora: 19h30
Local: Academia de Letras de Vila Velha
Endereço: R. Vinte e Três de Maio, 83 – Prainha, Vila Velha – ES
Entrada: Gratuita

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA