20.5 C
Vitória
domingo, 5 julho, 2020

Aborto é legalizado em todos os estados da Austrália

Leia Também

Partida entre Fluminense e Botafogo será transmitida em TV aberta

Equipes se enfrentam neste domingo pela semifinal da Taça Rio. Saiba mais! Os torcedores de Fluminense e Botafogo poderão acompanhar pela televisão aberta a semifinal...

Sono e saúde mental em tempos de pandemia. Como lidar com isso?

As pessoas estão ou mais sozinhas, ou com mais pessoas convivendo por muito tempo, toda uma rotina foi modificada e dormir pode tornar-se desgastante.

Live beneficente com repertório de covers e canções autorais

Como a primeira live deixou um gostinho de quero mais, desta vez, o artista reuniu músicos parceiros e fará um show completo pelo YouTube.

Presidente sobrevoou áreas afetadas por ciclone em Santa Catarina neste sábado

"Governo está a disposição para ajudar os atingidos", diz Bolsonaro. Confira! O presidente Jair Bolsonaro sobrevoou, hoje (4), áreas de Santa Catarina afetadas pelo ciclone...

Decisão partiu do parlamento de Nova Gales do Sul, único estado da Austrália em que o aborto ainda era ilegal

O aborto passou a ser legal em toda a Austrália. A mudança veio após a decisão do parlamento do estado de Nova Gales do Sul, que decidiu aprovar uma reforma na lei ativa há 199 anos, descriminalizando a interrupção da gravidez, cuja punição era de 10 anos de prisão.

A aprovação aconteceu na quinta-feira (26), e o debate durou cerca de 70 horas. A maioria dos parlamentares da região optaram por dizer sim à mudança. Mas gerou rejeição de grupos religiosos e políticos conservadores. Um deles foi como o ex-primeiro-ministro Tony Abbott.

Alex Greenwich, o legislador do grupo independente que promoveu o projeto, agradeceu a seus colegas por apoiarem essa “reforma histórica”.

LEI PENAL

Além de eliminar o aborto como crime nos termos da Lei Penal, a nova regra permite que as mulheres interrompam voluntariamente a gravidez com até as 22 semanas de gestação e praticada por um médico registrado.

No caso de querer interromper a gravidez a partir desse período, a mulher deve obter o consentimento de dois médicos.

O arcebispo de Sydney, Anthony Fischer, afirmou em comunicado que a nova lei representa uma “derrota para a humanidade. E representa uma dramática abdicação da responsabilidade de proteger os membros mais vulneráveis da nossa comunidade”.

ABORTO EM NOVA GALES DO SUL

A diretora de Anistia Internacional Austrália, Claire Mallinson, disse que a descriminalização do aborto coloca Nova Gales do Sul “alinhada com o resto da Austrália no reconhecimento dos direitos das mulheres, incluindo o direito de controlar seu próprio corpo e saúde reprodutiva”.

A lei anterior em Nova Gales do Sul é datada do início do século XX. Assim, a lei permitia a interrupção da gravidez se a saúde física ou mental da mulher estivesse em perigo. Se essa exceção não for atendida, a mulher e o médico que realizaram o aborto podiam ser penalizados com a prisão.

Com a descriminalização, o aborto passa a ser legal em todo o território australiano. A legislação sobre saúde reprodutiva das mulheres na Austrália é responsável pelos governos regionais e as leis variam de acordo com o território no período permitido para a interrupção voluntária da gravidez, o procedimento e a idade a ser aplicada, entre outros.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

O exemplo cooperativista para enfrentar crises

O cooperativismo é uma forma cada vez mais eficaz para avançar em momentos de crise, ainda mais num mundo que se desenha cada vez mais colaborativo.

Hoje é o último dia para pedir o auxílio emergencial

Prazo para novos cadastros termina nesta quinta às 23h59. Saiba mais! Para quem ainda não se cadastrou a fim de receber o auxílio emergencial de R$...

Depois de dois meses em queda, produção industrial cresce 7% em maio

Alta é a maior desde junho de 2018 (12,9%), diz IBGE. Confira! A produção industrial brasileira avançou 7% na passagem de abril para maio deste...

Confiança do empresário sobe em junho pelo segundo mês, diz FGV

Índice atingiu 80,4 pontos em escala de zero a 200 pontos. Saiba mais! O Índice de Confiança Empresarial (ICE) medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV)...

Vida Capixaba

Live beneficente com repertório de covers e canções autorais

Como a primeira live deixou um gostinho de quero mais, desta vez, o artista reuniu músicos parceiros e fará um show completo pelo YouTube.

Veja como ficará o tempo neste fim de semana!

Segundo o Incaper, a previsão do tempo é de aberturas de sol, mas também poderá ocorrer chuvas em algumas regiões do Estado.

Grandes clássicos apresentados no segundo concerto on-line da Osses

A exibição virtual, que faz parte do projeto “[email protected] Sinfônica In Live”, começará às 20 horas, nas mídias sociais do Projeto Casa Verde.

O clássico tricot retorna à moda com o inverno

Desde que caiu na graça das fashionistas, o tricot ganhou recortes e estampas mais atuais e se consolidou como a peça chave dos looks de inverno nos últimos anos.
Continua após publicidade