21 C
Vitória
quinta-feira, 23 maio, 2024

Abertura de empresas em fevereiro deste ano é 15% menor que em 2020

No Brasil, os micro e pequenos negócios que apresentaram menor quantidade de renovação foram lanchonetes, restaurantes, mercearias e minimercados

Apesar do bom desempenho em janeiro, o número de micro e pequenas empresas abertas em fevereiro de 2021 ficou 15,8% abaixo do registrado no ano anterior. De mais de 50 mil novas empresas em 2020, o número caiu para 42 mil novos negócios este ano. As informações têm como base o levantamento divulgado pelo Sebrae, nesta segunda-feira (15), com base em dados da Receita Federal.

No primeiro bimestre desse ano, foram abertas em todo o país 98,1 mil micro e pequenas empresas em todo o País. Esse número é 1,7% abaixo do registrado no mesmo período de 2020.

- Continua após a publicidade -

Desse universo, 55,9 mil, o que corresponde a 57%, foram abertas no mês de janeiro. O período apresentou um crescimento de 12,6% em relação ao ano anterior. Mas fevereiro teve baixo desempenho e puxou o resultado do bimestre para baixo. Houve uma retração de 15,8% em relação ao mês de fevereiro de 2020 na abertura de novos negócios.

O levantamento analisou o desempenho da abertura dos pequenos negócios por atividade, nesse mês de fevereiro. O Sebrae contatou que, dos 20 segmentos com maior registro de abertura, 18 registraram queda significativa em relação ao mesmo período de 2020.

Entre eles estão as atividades de lanchonetes e similares, com queda de 37%, e restaurantes, menos 34%. O comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, como por exemplo mercearias e minimercados, caiu 26% e o de vestuário, 24%.

Com informações da Agência Sebrae.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA