16.9 C
Vitória
sábado, 15 junho, 2024

Abertas as inscrições para o Desafio SEBRAE

Sinal verde para começar o maior game de empreendedorismo do mundo! Começou no dia 10 de março, o período de inscrições para o Desafio Sebrae, cuja edição 2009 foi vencida por uma equipe de capixabas. A previsão é que 200 mil estudantes participem do jogo virtual que transforma universitários em empreendedores.

Este ano, o desafio é administrar uma empresa que fabrica instrumentos musicais. A grande novidade, em relação aos anos anteriores, é que o jogo agora é em 3D.

- Continua após a publicidade -
O Desafio Sebrae é um jogo de empresas voltado para estudantes de todo Brasil que estejam cursando o ensino superior e oferece prêmios como computadores e uma viagem internacional para conhecer um centro de referência mundial em empreendedorismo. Mas, acima de tudo, oferece uma oportunidade para que jovens, independentemente do curso de graduação que estejam fazendo, tenham contato com o ambiente e a dinâmica empreendedora através de um software exclusivo.
Em alguns meses de envolvimento, o participante tem a possibilidade de testar sua capacidade de tomada de decisões, de trabalhar em equipe, de buscar soluções, tendo também a oportunidade de enriquecer seu espírito empreendedor.
“Os jovens têm mesmo que inovar e sair do quadrado, porém fazer a gestão de uma empresa depende de um conhecimento já acumulado. Ao participar do jogo, ele tem espaço para inovar em campos como estratégia de marketing ou pesquisa e desenvolvimento, mas aprende a entender a importância e administrar corretamente pontos como fluxo de caixa e balanço patrimonial”, explica um dos coordenadores do Desafio Sebrae, Marcus Vinicius Bezerra.
O Desafio é dividido em cinco fases. As três primeiras são virtuais, em que os competidores jogam via internet e as outras duas são presenciais, quando a estrutura do jogo muda, sendo adotado o regime de imersão.
Na disputa, os jogadores reúnem-se em equipes com 3 a 5 componentes e elas ficam responsáveis por gerenciar virtualmente uma empresa. É necessário que a Instituição de Ensino superior seja reconhecida ou cadastrada no MEC e podem participar em um mesmo grupo alunos de diferentes Instituições, desde que estas sejam de um mesmo estado.
As inscrições podem ser feitas até 15 de abril, pelo site www.desafio.sebrae.com.br. Para participar e ter acesso ao material do jogo é necessário pagar uma taxa de R$ 30,00 por equipe. As equipes são divididas em chaves, onde são simuladas situações semelhantes às que os empresários enfrentam no dia a dia.
Capixabas na etapa internacional
A final do Desafio Sebrae Internacional – disputa entre as equipes dos países vencedores da edição 2009 – acontece entre os dias 21 e 26 de março no Rio de Janeiro.
Representando o Brasil, estão os capixabas da Equipe Peridilare, grande vencedora da etapa nacional. Os jovens, estudantes de Engenharia da Ufes, enfrentarão as equipes da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
A edição de 2010 do Desafio Sebrae Internacional terá a participação de mais dois países: El Salvador e Panamá. A expectativa é receber 29 mil inscrições, frente às 18 mil de 2009, um aumento de 62%.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA