Educação ambiental ganha aliado em escolas públicas do ES, MG e BA

O jornal de Educação Ambiental da Fibria – JornalEco – chega a estudantes de 514 escolas municipais e estaduais das áreas de atuação da Unidade Aracruz da Fibria. Com uma linguagem lúdica e educativa, chega a escolas públicas com nas quais a unidade Aracruz da Fibria desenvolve ações de educação ambiental o JornalEco, informativo elaborado pela Fibria que circula desde 1995 em São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso (a publicação é oriunda da Votorantim Celulose e Papel – VCP).

Voltado ao público infantil, o JornalEco chegará mensalmente a 514 escolas de 16 municípios do Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais.
A edição de fevereiro chega às escolas com uma matéria especial sobre o Ano Internacional da Biodiversidade, conforme definição da ONU (Organização das Nações Unidas) para 2010, e um concurso para escolha do nome da nova personagem da publicação: um papagaio-chauá. Em saúde, as informações são sobre flora intestinal e, em dicas, vai ser possível fazer um origami de borboleta. A publicação ainda traz informações sobre o que são espécies endêmicas, além de passatempos como tirinhas para colorir e palavras cruzadas.
Os alunos do 5º e 6º anos que utilizarão o JornalEco não só aprenderão como também poderão se divertir com o material, principalmente com os personagens das historinhas. Tem o Leleco, inspirado no muriqui e também conhecido como mono-carvoeiro, considerado o maior primata das Américas. O Tanduca, inspirado no tamanduá-bandeira, que vive no cerrado brasileiro. O guaxinim, animal que pode ser encontrado em quase todo o Brasil, serviu de inspiração para a criação do personagem Xiru e, para completar a turma do JornalEco, uma personagem fêmea inspirada no papagaio-chauá, que deve receber seu nome através de concurso.
Fonte de informação sobre meio ambiente para ser trabalhado em sala de aula como apoio paradidático, o JornalEco traz mensagens de preservação ambiental fáceis de serem assimiladas. Os professores também serão contemplados com a reformulação do JornalEco do Professor. O encarte destinado aos mestres irá ampliar o leque de sugestões de atividades, para que o conteúdo seja colocado em prática e assimilado em sala de aula.
O jornalEco é distribuído nas escolas públicas das áreas de atuação da Fibria em São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais. A publicação, com tiragem de 70 mil exemplares, tem circulação mensal.

 

Conteúdo Publicitário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome