28.8 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

A arte como forma de conscientização sobre o câncer infantil

“Acacci na Arte” é o novo projeto da Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil. Lançamento será feito nos dias 14 e 15 de agosto, às 10h, na Casa da Memória, em Vila Velha.

Por Munik Vieira

A arte pode ser representada de diversas formas, por meio dela o ser humano consegue expressar suas emoções, sua história e sua cultura. Nessa linha, a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil – Acacci, em parceria com o artista plástico, Jorge Solé, lança um projeto de conscientização sobre o câncer infantil.

- Continua após a publicidade -

A iniciativa, além de divulgar a instituição, visa captar recursos para a entidade por meio da venda de álbuns de gravuras feitos pelo artista.

Ao todo foram 200 álbuns doados por Solé, o artista é um dos voluntários mais antigos da Associação que, em 2018, foi empossado como Embaixador. “Poder contribuir de alguma forma com uma instituição tão séria e transparente é uma enorme alegria, sou suspeito para falar, pois meu relacionamento com a Acacci é de longa data. E fazer essa colaboração em forma de arte, é gratificante”, relata o artista.

Para a superintendente da instituição, Luciene Sales Sena, o resultado da iniciativa solidária proposta pelo Embaixador será investido em ações que visam o bem-estar de crianças e adolescentes atendidos pela Associação. “O valor será aplicado nos serviços prestados pela instituição, proporcionando mais qualidade de vida para os assistidos. E, poder contar com parceiros como o Solé, é uma enorme alegria, pois é um artista que usa a arte em benefício social”, conclui Luciene.

Sobre os álbuns

As obras, um excelente presente, são todas produzidas artesanalmente, numeradas, datadas e assinadas pelo artista. No álbum Memórias do Convento contém cinco gravuras. Já no álbum BEBOP/jazz contempla sete gravuras. O valor para aquisição é de R$300,00, que serão revertidos para a Acacci.

Sobre Jorge Solé

Artista plástico, pintor, xilógrafo, ilustrador e artista gráfico. Gaúcho de Santa Vitória do Palmar (RS), capixaba há 40 anos, possui dois ateliês, em Manguinhos e Vitória.

Jorge Solé já realizou mais de 120 exposições e eventos, no Brasil e exterior. Ilustrou trabalho de vários poetas e escritores tais como Carlos Nejar, Gilberto Mendonça Telles, Adilson Vilaça, Marcus Acyoli, Roberto Almada, Marian Calixte, e Paulo Roberto do Carmo. Ilustrou, ainda, convites para eventos e personagens tais como Oscar Niemeyer, Fernando Henrique Cardoso e Aris Latan. Produziu cartazes para Congresso Nacional, CNBB, Banco Central entre muitos outros; produziu álbuns artesanais sobre Manguinhos e outros variados temas.

Possui mais de 28 mil gravuras espalhadas pelo mundo com temas diversos, e mais de 2 mil obras espalhadas em coleções particulares e estatais. É de sua autoria o primeiro livro de papel reciclado do lixo no Brasil, antes da Eco 92.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -