28.3 C
Vitória
domingo, 19 maio, 2024

Centro de Operações vai ser construído em Vila Velha

Centro de Operações vai ser construído em Vila VelhaO Prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga, assina, nesta terça-feira (14), a ordem de serviço para a construção do Centro de Operações de Vila Velha. A solenidade será no terreno que sediará o empreendimento, na Rodovia Darly Santos (antes do trevo de Novo México), a partir das 8h30. O Centro de Operações será a segunda unidade instalada no Brasil com o conceito de “Cidade Inteligente”. Na unidade estarão interligadas as secretarias de Defesa Social, Planejamento, Governo, Trânsito, Serviços Urbanos e Administração, além da Ouvidoria da cidade. A previsão é de que as obras de instalações do prédio fiquem prontas em maio e a inauguração se realize no mês de junho.
O Centro de Operações vai trazer eficiência no monitoramento do município. Neucimar Fraga explicou que o prédio será um complexo tecnológico que vai auxiliar na gestão dos desafios diários de Vila Velha, além de produzir diagnósticos técnicos que irão subsidiar nas tomadas de decisão e no desenvolvimento de projetos estruturantes.
“Poucas cidades no País utilizam este tipo de ferramenta tecnológica. Vamos monitorar o município e melhor enfrentar situações adversas, como orientação aos motoristas e prestação de socorro durante o período de fortes chuvas, por exemplo. Essa ferramenta será fundamental”, pontuou o Prefeito.
O Centro de Operações também tem a proposta de antecipar soluções e aprimorar o atendimento das ocorrências. O sistema integrado possibilitará o envio de informações simultâneas que irão fornecer uma visão única da cidade e proporcionar ações proativas. “Uma cidade inteligente se faz com gestão competente. Para isso, é necessário juntar ferramentas modernas de gestão com tecnologia disponível e aplicável a uma boa gestão pública”, destacou o secretário de Planejamento Orçamento e Gestão, Jésus Gonçalves.

Centro de Operações
O Centro de Operação de Vila Velha será construído em uma área de, aproximadamente, três mil metros quadrados. O gerenciamento das informações será feito por meio de equipamentos tecnológicos para o monitoramento da cidade 24 horas por dia. A integração dos sistemas possibilitará o controle tático e operacional dos serviços.
A unidade contará, ainda, com o núcleo de fiscalização móvel, onde estará integrada a Defesa Civil, Posturas, Vigilância Sanitária, Trânsito, Zoonoses, Disque-silêncio, Segurança Aquática, Obras, e Finanças. A unidade também contará com o apoio (convênio) de entidades como Ciodes, Samu, Exército, Marinha, Correios, Cesan, Escelsa, entre outros.

- Continua após a publicidade -

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA