22.1 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Saldanha da Gama será reformado

As obras de reforma da antiga sede do Clube de Regatas Saldanha da Gama, localizada no Centro de Vitória foram autorizadas hoje

A novidade foi anunciada pelo governador Renato Casagrande em transmissão ao vivo pelas redes sociais. Nesta primeira etapa, serão realizadas as seguintes intervenções no imóvel: conserto dos telhados, lavagem do prédio, retirada de infiltrações, recuperação de rebocos, trocas de esquadrias, portas, janelas, peças sanitárias, pisos, entre outras.

O objetivo do Estado é transformar o prédio na futura sede da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), que atualmente funciona em salas alugadas de um edifício na Mata da Praia. O projeto para o espaço conta ainda com museu virtual e espaço gastronômico, ambos abertos ao público, integrando assim cultura, inovação e turismo.

- Continua após a publicidade -

“Estamos dando início a reforma do Saldanha da Gama, visando resgatar a nossa história e seguir com o projeto de revitalizar o Centro de Vitória. O local tem uma paisagem linda e que já foi frequentado por muita gente. É um prédio histórico. Em uma negociação com a Prefeitura, recebemos o prédio do Saldanha e vamos transformar na sede administrativa da Fapes, além de construir um museu virtual contando a história do local, de Vitória e consequentemente de parte do Espírito Santo. Também teremos um café para que as pessoas possam vir e desfrutar dessa paisagem”, afirmou o governador.

A secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, lembrou que a propriedade da antiga sede do Saldanha para o Estado foi regularizada em dezembro. “Agora, o imóvel poderá ser reformado para sediar mais uma repartição pública estadual, fortalecendo assim o projeto prioritário de constituir o Núcleo Administrativo do Governo no Centro de Vitória”, destacou.

O diretor-presidente da Fapes, Denio Rebello Arantes, enfatizou a satisfação em fazer parte desse momento importante para o próprio órgão e também para o Governo do Estado. “A aquisição do Saldanha da Gama tem sido fruto de uma longa articulação junto à Secretaria da Gestão e Recursos Humanos. Nós, da Fapes, estamos muito felizes pela conquista de uma sede própria, tendo, ao mesmo tempo, a oportunidade de proporcionar a recuperação de um monumento histórico e importante ponto turístico da Capital capixaba. Muito obrigado, governador”, declarou.

“Quem passar pelo Saldanha vai notar que a empresa responsável pela reforma já está no imóvel, iniciando a limpeza do local. Neste primeiro momento, iniciamos com o trabalho de manutenção do espaço, com investimentos em torno de R$ 1 milhão, e num segundo momento instalaremos os equipamentos e o que mais for necessário para a ocupação da Fapes e funcionamento do museu”, ressaltou o diretor-presidente do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), Luiz Cesar Maretto.

História

O Forte São João foi construído, no início do século XVIII, para ser uma fortaleza e proteger a ilha de Vitória de invasões estrangeiras. Em 1931, foi oficialmente comprado pelo Clube de Regatas Saldanha da Gama e passou a ser espaço aberto à prática de esportes, festas e solenidades. Hoje, o Saldanha da Gama é a única construção com características de fortificação existente na Capital.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA