16.9 C
Vitória
sábado, 31 julho, 2021

80% do Espírito Santo está em risco baixo

Dos 78 municípios capixabas, 63 estão classificados em Risco Baixo – cerca de 80% – e 15 estão em Risco Moderado

Por Samantha Dias 

O Governo do Estado anunciou o 63º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência a partir da próxima segunda-feira (12) até domingo (18). 80% do Espírito Santo está em risco baixo: dos 78 municípios, 63 estão classificados dessa forma, e outros 15 estão em Risco Moderado. Toda a Grande Vitória está em risco baixo e não há municípios classificados em Risco Alto.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início em abril do ano passado.

Como 80% do Espírito Santo está em risco baixo, nesses locais não há nenhuma restrição para atividades comerciais. Bares, restaurantes e lojas podem funcionar normalmente, sem restrições de horários. Nas 15 cidades que ainda permanecem em risco moderado, o funcionamento do comércio é normal, mas as atividades de bares e restaurantes têm limitação de horários.

Shows, boates e festas com presença de grande número de participantes continuam proibidos em todo o estado. Eventos sociais estão permitidos com capacidade máxima de 300 pessoas.

63º-MAPA-DE-RISCO—12.07-a-18.07- Divulgação: Governo do Estado

Com informações do Governo do Estado

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade