27.2 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Brasileiros são os que mais sentem solidão na pandemia, diz estudo

Mais da metade dos brasileiros declarou se sentir sozinho e que o sentimento aumentou nos últimos seis meses.

Por Munik Vieira

A solidão tem sido um sentimento recorrente para metade da população do Brasil. De acordo com o levantamento “Perceptions of the Impact of Covid-19” (Percepção do Impacto da Covid-19 — em português), o número de brasileiros que se sentem sozinhos passa a média mundial. A pesquisa foi realizada pela Ipsos com pessoas de 28 países, sendo mil brasileiros. 52% afirmaram que sentem solidão, sendo a média mundial 48%.

- Continua após a publicidade -

A sensação de solidão aumentou no primeiro semestre de 2021, segundo 52% dos brasileiros. Para 43% das pessoas que responderam a pesquisa no Brasil, o último semestre gerou impacto negativo em sua saúde mental.

Segundo a psicóloga e palestrante Letícia Santana, os efeitos da pandemia, como o distanciamento e o isolamento social, foram cruciais para aumentar o sentimento de solidão nos brasileiros.

“O brasileiro tem sofrido há mais de um ano com a pandemia. Os números são assustadores, um dos piores do mundo. O longo período de quarentena e distanciamento social ajudam a explicar esse sentimento de solidão”, explica à ES Brasil.

Para ela, esses índices devem permanecer, mesmo no período pós-pandemia.

“Mesmo com o avanço da vacinação e a redução dos casos da covid-19 no Brasil e no Espírito Santo, a doença ainda está presente. A tendência é que essa solidão aumente. Se esse sentimento for somado à ansiedade e tristeza, pode trazer sérios problemas de saúde mental no futuro”, destaca.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA