25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

8 dicas para organizar financeiramente seu Carnaval

Ainda dá tempo de se organizar financeiramente para curtir bem a folia sem gastar muito e quem sabe até economizar

Por Amanda Amaral 

Antes de cair na folia e sair gastando tudo durante o Carnaval, coloque a mão na consciência para que a festa não atrapalhe o seu desempenho financeiro ao longo de 2023. Por isso, algumas dicas como definição de um orçamento, cronograma de atividades e rateio de despesas podem ajudar no controle financeiro.

- Continua após a publicidade -

O espírito carnavalesco não deve atrapalha a organização de suas finanças. Segundo o consultor financeiro, Leonardo Rodan, no momento em que o orçamento está apertado, é necessário que o folião entenda se é possível curtir o feriado e, ao mesmo tempo, dar um respiro para o bolso, ponderando os gastos e economizando.

“É possível curtir o Carnaval e ainda economizar dinheiro. O segredo é fazer boas escolhas e investir na organização da festa e das finanças antes de se jogar no samba”, comenta.

Para ajudar aqueles que querem curtir os dias de folia com o controle financeiro na palma da mão, o especialista listou 4 dicas que podem ajudar aqueles que vão aproveitar os dias de festas.

organizar financeiramente
O consultor financeiro, Leonardo Rodan, afirma que é possível economizar no Carnaval. Foto: Divulgação

A primeira coisa que o folião deve lembrar é que não dá para gastar mais do que se tem. Segundo o consultor financeiro, é necessário separar a quantia disponível. “Isso significa que todos os gastos relativos ao Carnaval deverão ficar dentro desse limite. Estamos falando de bebida, transporte e fantasia – e hospedagem, caso você inclua uma viagem no roteiro”, ressalta Leonardo Rodan. Para que o orçamento seja adequado ele deve estar de acordo com o seu planejamento. “Separar o desejo e a realidade, é uma questão da grana. Vale lembrar que essa é uma época muito disputada, então os valores de alimentação e hospedagem podem estar acima do normal”, orienta. Sobre o compartilhamento de gastos, Leonardo Rodan alerta sobre a necessidade de guardar as notas fiscais.

Para economizar

organizar financeiramente
O diretor no Ibef-ES, Thiago Goulart, orienta os foliões sobre como gastar menos. Foto: Divulgação

Quanto a hospedagem, uma dica do diretor de Conteúdo Técnico do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (Ibef-ES), Thiago Goulart, no caso de um destino popular para a folia, é considerar alugar um apartamento ou quarto pelo Airbnb ou ficar em um hostel. 

Quem vai para as festas e blocos particulares, planejar com antecedência é sinônimo de economia. “Se você planeja participar de um bloco de carnaval ou evento pago, compre os ingressos com antecedência para garantir um desconto”, aconselhou. Também são dicas de Thiago Goulart: procurar por locais gratuitos, já que muitas cidades oferecem programações ao longo do Carnaval; levar comida e bebida de casa; e utilizar o transporte público. 

“Em vez de gastar dinheiro em táxis ou Uber, use o transporte público para se locomover. Em algumas cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, o transporte público tem horários estendidos durante o Carnaval”, comentou. 

Confira 08 dicas para a organização financeira durante o Carnaval:

1) Defina o orçamento: A definição é baseada no quanto de dinheiro você tem para gastar. O truque é separar a quantia disponível, assim você terá seu teto.

2) Faça um planejamento: montar um esquema de atividades pode ajudar a projetar e organizar suas despesas com muito mais precisão. Vale a saber se vai para alguma festa, formas de transporte, hospedagem, passeios, alimentação e outras necessidades.

3) Pesquise: Fazer uma pesquisa de preços pode garantir melhores ótimas condições, deixando a viagem mais tranquila e agradável a todos. É necessário começar a pesquisa, com pelo menos, semanas antes de antecedência. Neste período, é possível encontrar ofertas.

4) Compartilhe os gastos: manter todas as despesas da viagem divididas entre todos os integrantes ajuda a evitar a sobrecarga de gastos e até problemas de convivência, mas para que isso possa funcionar é necessário ser proporcionado de forma adequada e aceita por todos. Não esqueça de guardar as notas fiscais e anotá-las em uma planilha de gastos.

5) Escolha hospedagem econômica: pesquise opções de hospedagem que não sejam muito caras. Considere alugar um apartamento ou quarto pelo Airbnb ou ficar em um hostel.

6) Use transporte público: em vez de gastar dinheiro em táxis ou Uber, use o transporte público para se locomover. Em algumas cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, o transporte público tem horários estendidos durante o Carnaval.

7) Compre os ingressos com antecedência: se você planeja participar de um bloco de carnaval ou evento pago, compre os ingressos com antecedência para garantir um desconto.

8) Leve comida e bebida de casa: em vez de gastar dinheiro em comidas e bebidas vendidas durante o Carnaval, leve seus próprios alimentos e bebidas de casa. Isso pode ser especialmente útil se você estiver viajando e não quiser gastar muito em restaurantes e bares.

Fonte: consultor financeiro, Leonardo Rodan, e o diretor de Conteúdo Técnico do Ibef-ES, Thiago Goulart.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA