24.9 C
Vitória
sexta-feira, 14 junho, 2024

Com baixo estoque, Hemoes mantém doação de sangue no Carnaval

O objetivo é sensibilizar para a doação de sangue aqueles que não estão na folia ou não viajaram no período

Por Amanda Amaral

Quem estiver em casa aproveitando a folia do sofá, pode realizar uma boa ação durante os dias restantes da Festa de Momo. Em razão do baixo estoque do banco de sangue, o Hemocentro de Vitória manterá seu atendimento todos os dias sempre no horário das 07 às 19 horas, com cadastro do doador até as 18h20.

- Continua após a publicidade -

O objetivo é sensibilizar o cidadão para que ele realize a doação de sangue também no Carnaval, quando muitas pessoas aproveitam para viajar, deixando a doação em segundo plano.

A estratégia visa a atender a todos os aptos que se propuserem realizar a doação de sangue durante o período, além de manter os estoques nos hospitais principalmente durante a festa.

Pode doar sangue qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, desde que a primeira doação de sangue seja realizada até os 60 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores com 16 e 17 anos de idade podem doar mediante autorização formal dos pais e/ou responsável legal e apresentação do documento de quem assinou a autorização. Mais informações sobre quem doar estão no site do Hemocentro.

“Passamos por um momento em que as pessoas, ainda em período de férias, não estão comparecendo para a realização de doação de sangue, e com a chegada do Carnaval, a situação se agrava, aumentando, assim, a necessidade de bolsas de sangue no estoque do Hemoes. Por isso, é muito importante que a população se sensibilize e compareça ao Hemoes para a realização da doação, antes de cair na folia e nos ajude a abastecer nosso estoque”, disse a diretora-geral do Hemoes, Marcela Murad.

doação de sangue
O estoque do banco de sangue do Hemoes está baixo. Foto: Ana Salles/Ales

Acidentes em estradas

A diretora ainda explica que nessa época acontecem muitos acidentes em estradas, o que aumenta a solicitação de bolsas de sangue por parte dos hospitais e ressalta também que a diminuição de doações, prejudica o atendimento nos hospitais, afetando a realização de cirurgias eletivas e outros procedimentos além de comprometer tratamentos de pessoas portadoras de doenças como hemofilia, leucemias e anemias, que necessitam de transfusões periodicamente.

“Doar sangue é um ato voluntário e de solidariedade para com o próximo. Neste feriado, vá ao Hemoes Vitória e faça sua doação para que muitas pessoas possam recebe-lo e viver mais tempo e com qualidade de vida”, frisou Marcela Murad. O Hemocentro está localizado na Avenida Marechal Campos, 1.468, em Maruípe, Vitória. Telefones de contato: (27) 3636-7920 / (27) 3636-7942.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA