22.1 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

ES: Roteiros autoguiados com mapas para fugir da folia

Para quem procura mais tranquilidade, há roteiros autoguiados com mapas prontinhos de belos locais do ES

Por Amanda Amaral 

Ainda dá tempo de se aventurar pelo interior do Espírito Santo e conhecer belos postais do Estado neste restinho de Carnaval. O melhor é que os roteiros já estão prontos em mapas on-line para os motoristas e é possível percorrer todos eles sem orientação de um guia.

- Continua após a publicidade -

Os roteiros são autoguiados e uma opção para fugir do agito tradicional da folia, pois valorizam locais com o clima mais tranquilo da natureza. O objetivo é recarregar as energias. Há seis deles disponíveis para a população. A previsão é de que novos percursos sejam apresentados ainda em 2023.

As sugestões oferecidas em cada roteiro atendem a diferentes perfis de turistas, incluindo casais, com ou sem filhos, e grupos de amigos. Todos incluem opções de passeio e hotelaria, além de comércios destinados ao agroturismo. A maior parte dos roteiros é direcionada para a Região Sul do Estado, inclusive, para o Caparaó, mas há duas opções na Grande Vitória para os que não desejam se afastar da capital do Estado. 

Segurança para o passeio

Os trajetos foram desenvolvidos pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) em parceria com lideranças empresariais, gestão pública local e estadual, além de grupos representativos dos empresários de turismo.

Os roteiros turísticos autoguiados fazem parte do projeto “Rede Agentes”, do Sebrae Nacional, que inclui os agentes de roteiro turístico e cria essas redes visando a regionalização do turismo nos estados.

Quem optar por passear por essas regiões terá acesso a um roteiro autoguiado, podendo escolher quais atrativos quer visitar. “É uma sugestão, e acreditamos que contribui para que o viajante se sinta mais seguro para fazer o passeio e, a partir da primeira experiência, tenha interesse em conhecer os outros percursos”, conta Leandro Tononi, coordenador do projeto e analista do Sebrae/ES.

Construção dos roteiros

roteiros autoguiados
As cachoeiras da Região do Caparaó estão entre as opções de lazer nos mapas. Foto: Divulgação/SebraeES

Para desenvolver o projeto, o Sebrae/ES mobilizou parceiros em oito regiões turísticas do estado para a construção compartilhada de roteiros para cada região. “Cada novo roteiro é formado por atrativos e equipamentos turísticos, além de dar visibilidade ao território em ações promocionais direcionadas para atrair o público que tem interesse em conhecer o território para, a partir das sugestões oferecidas e disponibilizadas no entorno, ele venha a realizar suas próprias explorações”, diz Tononi.

E para cada região foi realizado um trabalho de estruturação, formação e fortalecimento da Instância de Governança Regional (IGR), com a participação de lideranças empresariais, gestão pública e grupos representativos dos empresários de turismo. A IGR, junto com os gestores dos municípios e empreendedores locais, acompanhou a validação do roteiro e o pré-teste. A participação de colaboradores das regionais do Sebrae/ES também foi fundamental para realização do projeto, assim como da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), parceira da ação.

Esses roteiros foram construídos levando em consideração as características de cada território, com previsão de ganharem força à medida em que os diferentes atores participantes da construção desse projeto tenham interesse no desenvolvimento regional por meio do turismo e os divulguem. “É um material público para ajudar o turista a organizar as suas viagens. E a tendência é de aumentar a permanência e de distribuir a demanda para outros empreendimentos”, explica.

Clique no seu roteiro preferido para abrir o mapa com os detalhes do trajeto:

Região do Caparaó Capixaba:

Municípios do Sul do Estado

Região Metropolitana

Fonte: Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES).

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA