18.3 C
Vitória
domingo, 14 DE julho DE 2024

Câncer de mama: 790 novos casos devem surgir no ES até o fim do ano

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê o surgimento de 790 novos casos de câncer de mama no Espírito Santo até o final deste ano, sendo 80 em Vitória

Por Munik Vieira

Para o Brasil, estima-se 66.280 novos casos da doença. Ainda segundo o Inca, o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres em todo o mundo.

- Continua após a publicidade -

Somente na Afecc-Hospital Santa Rita, referência em tratamento de câncer no Espírito Santo, foram registrados, em 2019, o total de 727 novos casos de câncer de mama, e, em 2020, mais 770 casos novos, um aumento de 43 casos. Apesar desse aumento, acredita-se que a pandemia retardou a detecção e que, possivelmente, um número maior será registrado no período pós-pandemia.

Fatores de risco

De acordo com o Inca, o câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários. No entanto, a idade é um fator importante. Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos de idade, têm maior risco de desenvolver a doença. Veja alguns fatores de risco:

· Idade acima de 50 anos.

· Fatores genéticos/hereditários (mutações em genes, câncer de ovário na família, por exemplo)

· Menopausa tardia (história reprodutiva e hormonal)

· Sedentarismo, obesidade e exposição frequente a radiações ionizantes (fatores comportamentais e ambientais)

Atividades Outubro Rosa

Neste ano de 2021 as atividades do movimento Outubro Rosa serão realizadas em formato virtual e presencial. As palestras de orientação com médicos, psicólogos e assistentes sociais para empresas e instituições públicas serão realizadas de forma virtual. Já as orientações aos chamados povos tradicionais (indígenas, pescadores, quilombolas, acampamentos ciganos) serão presenciais.

A Afecc-Hospital Santa Rita também está viabilizando a realização de exames de mamografia e ultrassonografia para os povos tradicionais, e verificando junto às prefeituras a possibilidade de ampliação, durante o mês de outubro, dos horários e dias de atendimentos para realização de exames de mamografia.

Também no período do movimento Outubro Rosa, a Afecc viabiliza, junto com a Secretaria de Estado da Justiça, a realização de mamografias nas mulheres do Sistema Prisional. Por questão de segurança, os dias, horários e locais dos exames não são divulgados.

Loja Outubro Rosa 2021

Entre as ações presenciais está a Loja Outubro Rosa, que abriu as portas no dia 26/08 e ficará até o dia 31/10. Como nos anos anteriores, ela fica montada no Shopping Vitória e obedece ao horário de funcionamento do mall. Devido à pandemia de Covid-19, no interior da loja tem frascos de álcool a 70% para limpeza das mãos, é solicitado o uso obrigatório de máscara e o atendimento respeita o distanciamento social.

O espaço onde funciona a loja foi cedido pelo Shopping Vitória, a decoração doada por fornecedores, os móveis emprestados por empresas parceiras e a ambientação uma cortesia da designer de interiores Zildinha Helal, com colaboração da arquiteta Priscilla Sarcinelli.

O carro chefe dos produtos é, como nos anos anteriores, a Camisa Afecc Outubro Rosa. Este ano a estampa é de autoria da artista plástica e designer Flávia Carvalhinho, artista local que iniciou o conceito de assinar a camisa do movimento no Espírito Santo.

Na loja, além da camisa alusiva ao movimento, constam diversos produtos, como necessaires, bolsas, canecas, entre outros. Adquirindo os produtos a pessoa estará ajudando a divulgar essa importante campanha de alerta à detecção precoce do câncer, como também, contribuindo com os programas e projetos sociais voltados para os pacientes do SUS em tratamento de câncer no Hospital Santa Rita.

Tanto a camisa quanto outros produtos Outubro Rosa também podem ser encontrados no Bazar da Afecc, localizado na entrada da Afecc-Hospital Santa Rita, e nas lanchonetes do Hospital.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA