27.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

60% das propostas do ES para o PPA são de infraestrutura

9 das 14 medidas sugeridas por Casagrande são de investimento na infraestrutura do ES

Por Redação

O governador Renato Casagrande (PSB) repassou 14 propostas para o Governo Federal para o desenvolvimento do Plano Plurianual (PPA) desenvolvido coletivamente. Das medidas sugeridas, nove delas são voltadas para a área de infraestrutura. A ideia é o fortalecimento do setor turístico, como manobra de compensação pelos impactos da Reforma Tributária.

- Continua após a publicidade -

Nos últimos meses o mandatário capixaba tem priorizado diversas obras no setor de infraestrutura e mobilidade urbana. O Complexo Viário de Carapina, que será entregue no sábado (15), compõe o pacote de medidas desenvolvidas pela gestão estadual.

Na quinta (14), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, estiveram no Espírito Santo, durante a Plenária Estadual do PAA.

Tebet destacou que os investimentos no setor de infraestrutura já estão previstos no Plano Anual de Contratações (PAC) e, por conseguinte, constarão no PPA. Segundo a ministra, o Fundo do Desenvolvimento Regional seguirá priorizando recursos para obras de desenvolvimento do país, mesmo com a alteração da arrecadação com a Reforma Tributária.

A expectativa de Tebet é de que a Reforma promova um aumento na arrecadação pública, projetando geração de empregos e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

“Quando, em 2027 a unificação de impostos começar, a receita do Espírito Santo e arrecadação do Brasil estão maiores, porque a Reforma diminui a carga tributária das empresas. Conseguiremos competir com as indústrias asiáticas. Vai ressurgir a indústria nacional e geração de emprego e renda, o chamado ciclo da neoindustrialização”.

Márcio Macêdo explicou sobre a dinâmica do Planejamento Participativo. O ministro pontuou que em um primeiro o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alinha as estratégias e propostas para o país num fórum formado por conselheiros.

Em segundo momento, são realizadas as plenárias presenciais, como a que foi realizada no Espírito Santo. Posteriormente, são realizadas consultas públicas, com o cidadão podendo opinar e sugerir, digitalmente, propostas e diretrizes para as ações do Governo Federal.

O PPA estará aberto a receber propostas até as 22h de domingo (16), via computador ou celular, na Plataforma Brasil Participativo, com 28 programas estratégicos e prioritários do Governo Federal. Os cidadãos podem priorizar até três propostas que consideram como mais importantes, fazer três propostas por livre arbítrio e apoiar mais três (uma por CPF).

O PPA final, válido de 2024 a 2027, será encaminhado ao Congresso Nacional até 31 de agosto para ser aprovado ou não.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA