20.5 C
Vitória
domingo, 14 DE julho DE 2024

60% dos brasileiros sonham em ser empreendedores

Pesquisa GEM 2022 revela ainda que 42 milhões já empreendem no país

Por Cristiano Stefenoni

Seis em cada 10 brasileiros sonham em ser empreendedores. É o que mostra o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2022), divulgado nesta terça-feira (09), pelo Sebrae. A pesquisa, realizada em 2022, mostrou um aumento de 14% em relação ao ano de 2021, quando 46% desejavam empreender.

- Continua após a publicidade -

O estudo – que no Brasil é coordenado pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe) – revelou que 93 milhões de brasileiros (67%) estão, de alguma forma, envolvidos com o empreendedorismo e, desse total, 42 milhões já são empreendedores.

Os números positivos fazem do Brasil a segunda maior população absoluta de potenciais empreendedores do mundo, atrás apenas da Índia. Entre os motivos apontados para se buscar o empreendedorismo estão a escassez de empregos (82%), a construção de riqueza (64%) e a continuidade de uma tradição familiar (44%).

A qualidade do empreendedorismo praticado no país também teve uma alta de 10,4%. Já o número de pessoas que desejaram ser empreendedores por uma questão de necessidade caiu de 48,9% para 47,3%.

A pesquisa GEM foi realizada entre junho e agosto do ano passado e ouviu 2 mil adultos e 52 especialistas. Em 23 anos de existência, mais de 110 países já participaram do estudo.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA