21.9 C
Vitória
domingo, 28 novembro, 2021

5 atrativos que os jovens buscam nas empresas para aceitar emprego

Hoje, 15 de julho, é comemorado o Dia Mundial das Habilidades Jovens. Você sabe quais são os 5 atrativos que os jovens buscam nas empresas para aceitar emprego?

Por Samantha Dias 

O Dia Mundial das Habilidades Jovens foi proposto pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2015 para destacar a importância do investimento na formação dos jovens. Mas além de investir na formação, na qualificação, é fundamental que as empresas que desejarem atrair profissionais mais novos entendam as diferenças de geração e, consequentemente, de visão de mundo e de trabalho, de hábitos, perspectivas e de rotina também.

Alguns dos benefícios de atrair jovens talentos são: oxigenação para o ambiente corporativo, pois têm energia e vontade de fazer a diferença, visões diferentes que podem ser compartilhadas e discutidas, são mais tecnológicos, tendem a ser mais empreendedores e realistas.

Veja 5 atrativos que os jovens buscam nas empresas para aceitar emprego

1- Criar processos seletivos mais inovadores. É cada vez mais comum que as empresas invistam na digitalização das suas áreas de atração de talentos e dos próprios processos seletivos. Há opções de processos seletivos com jogos, entrevistas gravadas em vídeo, dinâmicas de grupo online e por aí vai. Os candidatos jovens recebem isso muito bem.

2- Manter discurso e prática alinhados. Muitos jovens entram num emprego atraídos por como a empresa define a si mesma – por exemplo, como uma empresa inovadora. Se, ao chegarem para trabalhar, o clima e a cultura organizacional não refletirem essa ideia, eles tendem a se desengajar e a permanecer na empresa por menos tempo. Eles desejam coerência entre o discurso e a prática da empresa.

3- Oferecer flexibilidade e possibilidade de trabalho remoto. Já que têm maior aderência à tecnologia e agilidade, os jovens valorizam muito a possibilidade de trabalhar de onde quiserem e com flexibilidade – não necessariamente cumprindo uma jornada de trabalho de 8 horas com pausa de 1 hora para o almoço.

4- Proporcionar um propósito. Muitas vezes, os ciclos dos jovens nas empresas não ultrapassam os dois anos, principalmente se eles não se sentirem conectados com o que fazem ou não virem um propósito no seu trabalho. Uma ótima forma de engajar os jovens talentos é oferecer a oportunidade de fazer trabalho voluntário, por exemplo.

5- Fornecer treinamento contínuo. Oferecer treinamento faz sentido para qualquer faixa etária, principalmente se esse treinamento estiver alinhado ao planejamento de carreira do funcionário. No caso dos jovens, é preciso deixar claras para eles a necessidade e a relevância do treinamento oferecido, para que eles possam criar uma conexão com o que será aprendido.

Com informações da Udemy

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade