O desafio é de uma cooperativa e faz parte de um investimento de até R$ 2 milhões em projetos de inovação de startups do Espírito Santo
Por Amanda Amaral
Estão abertas as inscrições para o terceiro desafio do Programa de Inovação Aberta. O tema da vez é “Alimentos” e o objetivo será buscar soluções para popularizar e ampliar as vendas das marcas da cooperativa para seus clientes finais e comércio.
A iniciativa é da Nater Coop e quem quiser participar pode se inscrever até o dia 20 de março no site da organização. As soluções apresentadas para esse desafio concorrerão a prêmios em dinheiro: 1º lugar R$ 30 mil, 2º lugar R$ 15 mil e 3º lugar R$ 5 mil.
Os interessados em resolver o desafio deverão apresentar soluções voltadas para o aprimoramento do relacionamento com os clientes das lojas de insumos agropecuários. Os projetos serão selecionados 15 dias após o final das inscrições de cada desafio e os escolhidos terão 100 dias para desenvolver a solução. A expectativa é de que os resultados gerais sejam anunciados no final de 2023.
Valorização das marcas
Esse desafio faz parte do investimento de até R$ 2 milhões em programas de inovação (startups) para os próximos dois anos, anunciado no final de 2022 pela cooperativa. O plano é lançar 14 desafios mapeados em suas respectivas áreas de negócio, que incluem café, laticínios, agroindústria e varejo. Podem participar empresas tradicionais, startups, instituições de ensino e demais agentes do setor produtivo (pessoas físicas e jurídicas).
De acordo o diretor-geral da Nater Coop, Marcelino Bellardt, a cooperativa quer melhorar os lançamentos de novos produtos de marca própria (ovos, lácteos e café) com os clientes que são pessoa jurídica (supermercados, padarias e outros estabelecimentos). “Atualmente, são comercializados em média 100 mil caixas de ovos, 2 mil toneladas de lácteos e 6 toneladas de café mensalmente. Porém, ainda não é clara a intenção de compra e a definição de quem adquiri esses produtos.”, conta.
Marcelino ressalta, ainda, que os interessados em resolver este desafio deverão apresentar uma solução que vise tornar as marcas da Nater Coop lembradas no momento de compra dos clientes por meio de estratégias de lançamento mais assertivas e comunicação mais efetiva. “Inovação não é mais um diferencial e sim fator de sobrevivência. Por isso, é tão importante nesse momento direcionarmos pessoas, recursos, processos e identidade em uma visão de futuro ágil com soluções simples que tornarão a cooperativa inovadora.”, afirma o gestor.

Sobre a Nater Coop
Com 58 anos de atuação, a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) passou a se chamar Nater Coop recentemente. Conta com 19 mil cooperados, mais de 1.100 colaboradores e se relaciona com cerca de 30 mil produtores rurais, exportando para 11 países.
Localizada no município de Santa Maria do Jetibá, maior produtor de ovos no Brasil, a cooperativa nasceu inspirada pela avicultura, atividade que ainda é relevante em seu portfólio. Contudo, hoje, já opera com outros segmentos. A instituição tem lojas de produtos agropecuários em mais de 30 municípios do Espírito Santo e de Minas Gerais, além de rede própria de atendimento que inclui supermercado e postos de revenda de combustível. Também fazem parte da Nater Coop as marcas Veneza (alimentos), Liva (ovos) e café (Pronova).