22.7 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

29º festival de cinema de Vitória

Cidade capixaba se torna capital do audiovisual em setembro, com programação gratuita, exibição de 83 filmes, atividades de formação, homenagens e lançamentos

Por Redação ES Brasil

Maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo, o Festival de Cinema de Vitória se prepara para sua 29ª edição. Entre os dias 19 e 24 de setembro de 2022, a programação, que acontece no Centro Cultural Sesc Glória, no Cine Metrópolis, na UFES, no CEET Vasco Coutinho, e no hotel Golden Tulip Porto Vitória, inclui mostras competitivas, debates com os realizadores, homenagens e atividades de formação, transformando a cidade de Vitória na capital do cinema.

- Continua após a publicidade -

Serão exibidos 83 filmes ao longo de seis dias de evento. Toda a programação é gratuita.

“É sempre um desafio e, ao mesmo tempo, um prazer dar visibilidade para tantos filmes. É uma alegria poder testemunhar o potencial criativo dos realizadores brasileiros através da seleção do 29º Festival de Cinema de Vitória. Também temos a honra de homenagear duas personalidades tão importantes para a cultura produzida no Brasil, a atriz Bete Mendes e o cineclubista e produtor cultural, Tião Xará, além de realizar as tradicionais atividades de formação, fortalecem o intercâmbio com a educação, e são um dos pilares da história do festival. Esta edição é uma grande celebração da cultura brasileira”, disse Lucia Caus, diretora do FCV.

Mostras Competitivas

Durante os dias de programação do 29º Festival de Cinema de Vitória, o público poderá conferir 75 filmes, entre longas e curtas-metragens, que apresentam um recorte da produção audiovisual brasileira contemporânea, e integram a programação das 11 Mostras Competitivas que acontecem no Centro Cultural Sesc Glória. Escolhidas pela Comissão de Seleção, formada por profissionais que mantêm estreita relação com o universo audiovisual, as obras concorrem ao Troféu Vitória em 34 categorias.

A escolha dos vencedores é feita pelo Júri Técnico do Festival, composto por especialistas e profissionais do cinema, além da votação pelo Júri Popular.

Debates

Os debates acontecem sempre às 10 horas, no hotel Golden Tulip Porto Vitória, e são abertos ao público. De quarta (21) a sábado (24), serão realizados os encontros entre os realizadores e o público da 26ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas. No sábado (24) também acontece o debate da 12ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. Os bate-papos são mediados pelo jornalista e crítico Filippo Pitanga.

Festivalzinho

O público infantojuvenil também ganha uma programação especial no evento com a 22ª edição do Festivalzinho de Cinema de Vitória, que acontece nos dias 20, 21, 22 e 23 de setembro. Serão oito sessões gratuitas, divididas em duas exibições diárias, sempre às 09 e 14 horas, no Cine Metrópolis – UFES.

A Mostra tem como foco promover o intercâmbio entre estudantes da rede pública e o universo audiovisual, além de estimular a formação de plateia e desenvolver a sensibilidade do público infantojuvenil para o universo das artes. As instituições de ensino atendidas são as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Olivina Siqueira, Manoel Carlos de Miranda, Maria Penedo, e Dinorah Pereira Barcellos, do município de Serra. Também recebem as ações do projeto, duas instituições da cidade de Vitória: a EMEF Eliane Rodrigues dos Santos, e a EMEF Experimental de Vitória.

Serão exibidos oito filmes, entre curtas e longa-metragens. Na sessão matutina, o público irá conferir uma seleção de sete curtas-metragens voltados para o universo infantojuvenil. São eles: Coisa de Menina, de Ester Macedo; Aurora – A Rua que Queria Ser um Rio, de Radhi Meron; Hospital de Brinquedos, de Georgina Castro; Cadim, de Luiza Pugliesi Villaça; Como Levar meu Avô Pro Céu, de Thairo Meneghetti; Hornzz, de Lena Franzz; A Aventura da Primeira Bicicleta, de Carlos Henrique da Costa.

Os curtas concorrem ao Troféu Vitória de Melhor Filme, escolhido pelo Júri Popular, formado pelos alunos. Na parte da tarde, fora de competição, será exibido o longa-metragem Pluft, o Fantasminha, de Rosane Svartman, adaptado do clássico homônimo de Maria Clara Machado.

Homenagens

Todos os anos o Festival de Cinema de Vitória homenageia profissionais que contribuem para o fomento da produção cultural brasileira. As homenagens têm a proposta de reforçar o trabalho de documentação e da construção de memória em torno do audiovisual produzido no Brasil.

No 29º Festival de Cinema de Vitória, as condecorações serão para a atriz Bete Mendes, Homenageada Nacional, na quinta-feira, 22 de setembro, às 19 horas; e para o cineclubista, realizador e produtor cultural Sebastião Ribeiro Filho, o Tião Xará, Homenageado Capixaba, no sábado, 24 de setembro, às 18 horas. As Cerimônias de Homenagem acontecem no Teatro Glória, no Centro Cultural Sesc Glória.

Os homenageados recebem o Troféu Vitória e um caderno biográfico e inédito, produzido pelos jornalistas Laís Rocio, Leonardo Vais e Paulo Gois Bastos, que aborda a trajetória de cada um deles, além do carinho do público.

Formações

Depois do Curso Básico de Roteiro, que aconteceu no mês de agosto, em formato on-line com o roteirista José Roberto Torero, o 29º FCV promove outras atividades de formação durante os dias do evento. São elas: Oficina de Preparação de Projeto para a LICC, com Paulo Boccato, que acontece de 20 a 23 de setembro, das 14 às 17 horas, no Golden Tulip Porto Vitória; e Workshop Narrativas Audiovisuais, com Leandro Soares, no dia 21 de setembro, das 14 às 17 horas, no CEET Vasco Coutinho, no município de Vila Velha. Serão disponibilizadas 20 vagas para a oficina e 70 vagas para o workshop.

As inscrições são gratuitas e estão abertas, em formato on-line, através de formulário Google, que estará disponível no site (festivaldevitoria.com.br) e nas redes sociais do evento .

Siga as redes sociais para acompanhar todas as novidades: @festivaldecinemadevitoria e @galpaoibca.

O 29º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura e também com o patrocínio da EDP, através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba. Conta com o apoio da Rede Gazeta. E conta com o apoio institucional do Canal Like, da Carla Buaiz Jóias e do Cine Metrópolis. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

29º Festival de Cinema de Vitória: 19 a 24 de Setembro

Centro Cultural Sesc Glória
Cine Metrópolis
CEET Vasco Coutinho
Golden Tulip Porto Vitória

Legenda:
DOC: Documentário; EXP: Experimental; FIC: Ficção; ANI: Animação

19 de Setembro – Segunda-feira

19h – Abertura do 29º Festival de Cinema de Vitória – Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória)

11ª Mostra Foco Capixaba – Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória) – Classificação Indicativa 14 anos

  • Marés (Thais Helena Leite, DOC, 14’, ES)
  • Kikazaru (Matheus Cabral, EXP, 3’, ES)
  • Latasha (Alex Buck, FIC, 23’, ES)
  • Noites em Pandemia (Ricardo Sá, FIC, 8’, ES)
  • Makumba (Emerson Evêncio, FIC, 24’, ES)

12ª Mostra Competitiva Nacional de Longas – Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória) – Classificação Indicativa 14 anos

  • A Mãe (Cristiano Burlan, FIC, 93’, SP)
20 de Setembro – Terça-feira

9h – 22º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Cine Metrópolis, Ufes

  • Coisa de Menina (Ester Macedo, FIC, 10’, DF)
  • Aurora – A Rua que Queria Ser um Rio (Radhi Meron, ANI, 10’, SP)
  • Hospital de Brinquedos (Georgina Castro, FIC, 13’, CE)
  • Cadim (Luiza Pugliesi Villaça, ANI, 6’, SP)
  • Como Levar Meu Avô p’ro Céu (Thairo Meneghetti, FIC, 19’, MT)
  • Hornzz (Lena Franzz, ANI, 5’, RJ)
  • A Aventura da Primeira Bicicleta (Carlos Henrique da Costa, FIC, 15’, SP)

14h – Oficina de Preparação de Projeto para a LICC, com Paulo Boccato Salão Trindade – Golden Tulip Porto Vitória

14h – 22º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Cine Metrópolis, Ufes

  • Pluft, o Fantasminha (Rosane Svartman, FIC, 87’, RJ)

15h – 9ª Mostra Outros Olhares – Programa 1 – Sala Marien Calixte – 3º andar (Centro Cultural Sesc Glória) – Classificação Indicativa 12 anos

  • Angu Recheado de Senzala (Stanley Albano, DOC, 19’, MG)
  • Elusão (Taís Augusto, FIC, 22’, CE)
  • Casa Torácica (Caio Curvello, DOC, 12’, ES)
  • Apocalíptico Futuro Poeticamente Primitivo (Leandro Lopes, FIC, 22’, MG)

17h – 11ª Mostra Corsária – Sala Marien Calixte – 3º andar (Centro Cultural Sesc Glória) – Classificação Indicativa Livre

  • Sonhos de Pedra (Thabata Ewara e Nay Mendl, EXP, 12’, SP)
  • Nunca Pare na Pista (Thamires Vieira, FIC, 19’, BA)
  • Tekoha (Carlos Adriano, EXP, 14’, SP)
  • Boa Sorte e Até Breve (Bruna Schelb Corrêa, FIC, 9’, MG)
  • Fragmentos Pandêmicos (Aline Dias, Marcus Neves e GEXS, EXP, 15’, ES)

19h – 26ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas – Programa 1 – Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória) – Classificação Indicativa 14 anos

  •  O Dendê do Mestre Didi (Beth Formaggini, DOC, 5’, RJ)
  •  Manhã de Domingo (Bruno Ribeiro, FIC, 25’, RJ)
  • Sideral (Carlos Segundo, FIC, 15’, RN)
  • Infantaria (Laís Santos Araújo, FIC, 23’, AL)

12ª Mostra Competitiva Nacional de Longas – Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória) – Classificação Indicativa 14 anos

  • A Mãe de Todas as Lutas (Susanna Lira, DOC, 84’, RJ)
21 de Setembro – Quarta-feira

9h – 22º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Cine Metrópolis, Ufes

  • Coisa de Menina (Ester Macedo, FIC, 10’, DF)
  • Aurora – A Rua que Queria Ser um Rio (Radhi Meron, ANI, 10’, SP)
  • Hospital de Brinquedos (Georgina Castro, FIC, 13’, CE)
  • Cadim (Luiza Pugliesi Villaça, ANI, 6’, SP)
  • Como Levar Meu Avô p’ro Céu (Thairo Meneghetti, FIC, 19’, MT)
  • Hornzz (Lena Franzz, ANI, 5’, RJ)
  • A Aventura da Primeira Bicicleta (Carlos Henrique da Costa, FIC, 15’, SP)

10h – Debate da 26ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas – Salão Trindade – Golden Tulip Porto Vitória

14h – 22º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Cine Metrópolis, Ufes

  • Pluft, o Fantasminha (Rosane Svartman, FIC, 87’, RJ)

14h – Oficina de Preparação de Projeto para a LICC, com Paulo Boccato Salão Trindade – Golden Tulip Porto Vitória

14h – Workshop Narrativas Audiovisuais, com Leandro Soares – CEET Vasco Coutinho, Vila Velha

14h – 7ª Mostra Cinema e Negritude – Sala Marien Calixte – 3º andar (Centro Cultural Sesc Glória) – Classificação Indicativa 16 anos

  • Nunca Pensei que Seria Assim (Meibe Rodrigues, FIC, 10’, MG)
  • O Ovo (Rayane Teles, FIC, 23’, BA)
  • Serrão (Marcelo Lin, FIC, 18’, MG)
  • Kung Fu Allef (Gabriel Pinheiro, FIC, 8’, DF)
  • Sethico (Wagner Montenegro, EXP, 14’, PE)

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -