27.7 C
Vitória
segunda-feira, 2 DE dezembro DE 2024

Em 13 anos, ES ampliou 2400% vagas de intercâmbios na educação

Em 2010, foram 6 vagas ofertadas para intercâmbios na área da educação de línguas estrangeiras; Em 2023, Governo confirmou número recorde de 150 vagas

Por Redação

Em cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira (26) no Palácio Anchieta, em Vitória, o Governo do Estado informou aos 150 alunos participantes do Programa de Intercâmbio Estudantil, da Secretaria da Educação (Sedu), os países de destino durante o projeto. Com a confirmação das vagas, o Estado consolida o aumento de 2400% do número de vagas ofertadas para intercâmbios na área da educação pública.

O programa no exterior terá duração de três meses, sendo as vagas destinadas para Chile, Canadá e Estados Unidos. Os alunos fazem parte dos Centros Estaduais de Idiomas (CEI), criado em 2008 com o objetivo de intensificar o aprendizado de idiomas estrangeiros para os alunos da rede pública estadual.

O governador Renato Casagrande (PSB) participou do evento e destacou a importância do equilíbrio fiscal do Estado para o investimento em diversos setores, como a educação. Para o gestor, o crescimento de 2400% nas vagas representa a possibilidade de democratizar o acesso ao conhecimento.

- Publicidade -

“Na minha época de escola, não tínhamos tantas oportunidades. Hoje temos a felicidade de acompanhar a seleção de alunos para fazer intercâmbio no exterior. Além de aprender uma nova língua, é uma oportunidade de conhecer novas culturas. Esse aumento significa que estamos no caminho certo e trabalhando sempre para que toda população capixaba tenha direito a educação de qualidade”, apontou Casagrande.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, acrescentou, durante o evento, a oportunidade única para os alunos selecionados.

Vitor de  Angelo, acrescentou, durante o evento, a oportunidade única para os alunos selecionados
Vitor de Angelo, acrescentou, durante o evento, a oportunidade única para os alunos selecionados – Foto: Hélio Filho/Secom

“A gente observou os perfis socioeconômicos dos selecionados e, certamente, a grande maioria não conseguiria uma oportunidade como essa se não fosse o programa do Governo do Estado. Então é a forma que a gente tem de reduzir a desigualdade, proporcionar a esses estudantes um aprendizado qualificado e uma experiência para além do próprio mundo”, afirmou o secretário.

Após cinco anos de interrupção, por conta da pandemia do coronavírus, o programa foi retomado pela Sedu. Em 2018, última edição, foram 130 vagas ofertadas. Das 150 disponibilizadas em 2023, 110 são para intercâmbios no Canadá, 30 nos Estados Unidos e 10 no Chile.

Além do custeio da bolsa estudantil, o programa prevê hospedagem gratuita, com café da manhã e jantar oferecidos pela host family, além do subsídio completo de todo trâmite de emissão de passaporte e vistos. O Curso Intensivo de Língua (inglesa ou espanhola) garante ainda aos alunos Seguro Saúde e ajuda de custo mensal no valor de U$400,00.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 224

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA