Secretária de saúde precisará contratar 120 leitos para os pacientes acometidos pelo Coronavírus
Por Leulittanna Eller
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, anunciou, nesta quarta-feira, em pronunciamento, a contratação de mais 120 leitos de isolamento nas redes privada e filantrópica para atender pacientes acometidos pelo novo Coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo.
“Desde o dia 14 de outubro registramos um comportamento na ocupação de leitos de pacientes com perfil mais leve da doença. Reavaliamos o conjunto da pandemia no Estado e identificamos que, para poder manter a retomada de serviços próprios para atender outras doenças, necessitaríamos fazer um ajuste na oferta de leitos de isolamento”. Afirmou o Secretário
A contratação dos novos leitos será formalizada até o dia 15 de novembro nas redes privada e filantrópica. Dos 120 leitos que serão contratados 60 são de UTI’s e 60 de enfermarias. O secretário também afirmou que as consultas médicas de atenção básica e consultas da rede especializada não serão suspensas.
“Entendemos que não há condições epidemiológicas para voltar a ter um grau de desmobilização da rede como foi organizado na primeira onda da doença no Estado. Nossa estratégia é que a rede suportar, dentro do possível a carga de atendimento a outras doenças”.
Em uma atualização do mapa de risco da Covid-19 mostrou que nas próximas semanas que se a ocupação de leitos hospitalares ultrapassar os 50%, alguns municípios capixabas podem voltar para o risco moderado e voltar a ter restrições de algumas atividades econômicas e sociais, em especial nos períodos noturno e fins de semana.
Leia mais
Atualização de Nota Técnica
Também durante o pronunciamento o Secretário de saúde voltou a lembrar sobre a norma Técnica que proíbe, durante o período eleitoral, atividades que gerem aglomeração como os comícios e caminhadas
“Identificamos ao longo das últimas semanas um comportamento durante as campanhas eleitorais de desrespeito ao Decreto (4736-R) do governador Renato Casagrande, no que diz respeito a algumas atividades. A Secretaria de Estado da Saúde realizou a atualização de Notas Técnicas elaboradas ao longo da pandemia, entre elas a da Vigilância (nº 083/2020) para que, junto ao Tribunal Regional Eleitoral, de maneira explícita e clara, as atividades de campanha que levam a aglomeração de pessoas estejam terminantemente proibidas em todo o território capixaba a partir do dia de hoje”.
“Não queremos deixar dúvidas e queremos alertar a toda sociedade que o comportamento social que leve a aglomeração de pessoas, no momento em que estamos vivendo pressão assistencial, não é possível de ser tolerado”.
“Tanto o Tribunal Regional Eleitoral, a Secretaria da Saúde, a Secretaria de Segurança Pública e outros órgãos de controle estarão disciplinando, fiscalizando o comportamento por parte das candidaturas dos partidos políticos às normas já estabelecidas no estado do Espírito Santo”.
“As restrições não são aplicáveis somente ao município de risco moderado e alto. Elas serão aplicadas, a partir do dia de hoje, de maneira explícita, aos municípios capixabas que se encontram em qualquer risco, seja baixo, moderado ou alto”.