20.9 C
Vitória
quarta-feira, 20 outubro, 2021

10 dicas para decorar os ambientes usando apenas tinta e cor

A Politintas reuniu as melhores dicas para te ajudar a mudar a decoração de forma rápida e econômica

A tinta é uma ótima aliada para quem quer renovar o visual dos ambientes de forma econômica, rápida e sem quebra-quebra. Afinal, as paredes são o lugar com maior visibilidade nos espaços, e por isso mesmo, cheias de potencial!

Para te ajudar nesta missão de redecorar todo tipo de projeto, seja residencial ou comercial, a Politintas reuniu 10 dicas com ótimas soluções que misturam apenas dois ingredientes: tinta e cor. Confira cada uma delas e inspire-se!

Dica 1: efeito cimento queimado

 

Veja Mais!

Que tal levar para a sua casa ou ambiente de trabalho uma decoração moderna, descolada e que é tendência no mundo décor?

Nossa primeira dica é o badalado efeito cimento queimado, que caiu no gosto dos brasileiros e se tornou uma forte tendência na decoração, marcada pelo estilo industrial. Apostar no cimento queimado é garantia de versatilidade e estilo!

 

Dica 2: pinturas geométricas

Veja Mais!

O uso de pinturas geométricas nas paredes também está super em alta. Com uma boa combinação de tons e cores, essa técnica deixa a decoração mais jovem, moderna e descontraída.

Você também pode pintar meia parede ou desenhar formas orgânicas, ou seja, pintar formatos aleatórios, misturando cores de acordo com o seu gosto.

 

 

 

 

 

Dica 3: paredes coloridas 

Veja Mais!

A pintura das paredes é uma das maneiras mais eficazes e surpreendentes de transformar a decoração dos ambientes. As tintas e as cores ganharam status de artigo de decoração, sendo protagonistas na ambientação dos espaços, já que permitem recriar sensações e aguçar sentidos.
Para quem está com receio de investir em muita cor, a dica é escolher uma parede de destaque e apostar em uma tonalidade mais forte, que se destaque das demais paredes, que podem ter um tom mais neutro.

 

Dica 4: efeito degradê 

Veja Mais!

Se você está pensando em fazer uma parede diferente em algum ambiente, o efeito degradê pode ser uma boa escolha.

A técnica, que consiste em mesclar duas ou três cores em um mesmo plano, está com força total no mundo décor.

Antes de pintar, fique atento a uma dica importante: a porção escura na parte alta da parede gera sensação de aconchego e reduz o pé-direito. Em contrapartida, o tom escuro na parte de baixo alonga e amplia o ambiente.

 

Dica 5: colorir o teto 

Veja Mais!

Que tal colorir o teto?

Você pode pintar as paredes e o teto de cores diferentes ou tudo da mesma cor. Basta usar a imaginação para deixar os espaços cheios de personalidade.

Mas, antes de fazer a pintura, fique de olho: se o ambiente que você deseja pintar tiver o pé-direito baixo, a sugestão é usar uma cor clara no teto. Isso contribuirá para uma iluminação mais eficiente e transmitirá a sensação de amplitude. Se o pé-direito for alto, aposte em tons mais quentes e vibrantes.

 

Dica 6: pintar o azulejo 

Veja Mais!

Você não precisa trocar os azulejos por revestimentos novos para mudar o visual da sua decoração. Uma solução rápida, simples e muito mais econômica é pintar os azulejos.

Você pode deixar o azulejo apenas para as partes molhadas e pintar todo o resto. Nesse caso, a opção mais indicada para a pintura é a tinta epóxi. Feita com compostos que aderem perfeitamente à superfície do revestimento, ela forma uma película protetora que é capaz de esconder manchas, riscos e demais imperfeições, garantindo um visual completamente novo.

 

Dica 7: efeito lousa 

Veja Mais!

O efeito lousa é perfeito para quem busca um jeito único e divertido para decorar ambientes residenciais ou comerciais. Cai super bem numa parede da sala de estar, no quarto de brinquedos, ou então na sala de reuniões do escritório.

Para escrever ou desenhar, basta um giz para quadro negro, que é encontrado facilmente em papelarias. A limpeza pode ser feita com um apagador ou pano úmido.

 

Dica 8: cabeceira para a cama 

 

As cabeceiras da cama têm um papel fundamental na decoração de um quarto e podem fazer toda diferença para um ambiente. Então, para deixar o seu dormitório com um visual incrível, use a criatividade e crie uma cabeceira para a cama.

Basta escolher uma cor e pintar somente uma parte da parede, onde a cama fica encostada. O seu cantinho de dormir vai ficar muito mais estiloso e aconchegante.

 

 

 

 

Dica 9: cor para “ampliar” ou “reduzir” os espaços 

Veja Mais!

Além de proteger as paredes e deixar os ambientes mais bonitos, a tinta é um excelente recurso para quem precisa criar a sensação de que os espaços são maiores ou menores, mais altos ou mais baixos.

Para isso, basta um pouco de cor nas paredes ou no teto. Isso é possível porque as cores têm o poder de alterar o modo como percebemos as dimensões e as proporções dos espaços.

 

Dica 10: escolha as cores certas 

Veja Mais!

Já que falamos tanto sobre cores, chegou a hora de te ajudar a escolher a cor certa para o seu projeto. Segundo os especialistas que consultamos, um bom começo é escolher uma cor que você goste e depois estudar melhor os seus diferentes tons. Vale se inspirar em memórias da infância ou nos tons da natureza.

Agora é com você!

Viu só quantas dicas legais reunimos por aqui? Agora é com você: aposte no poder das tintas e das cores para repaginar os ambientes e renove as energias de todos os espaços da sua casa ou do ambiente de trabalho.

Lembre-se: conte com a Politintas para encontrar tudo o que você precisa na hora de pintar ou reformar.

Tem sempre uma Politintas perto de você!

Seja onde você estiver, tem sempre uma Politintas bem pertinho de você! A rede conta com lojas distribuídas nas cidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana. Esperamos a sua visita! Você também pode fazer as suas compras sem precisar sair de casa. Para isso, basta acessar a loja de tintas online.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade