Mesmo com espaço limitado, dá para aproveitar cada centímetro para criar seu closet sem abrir mão da funcionalidade e do estilo
Por Jessica Coutinho
Se tem uma coisa que muitas pessoas sonham ao mudar de casa é ter um closet, aquele cantinho especial para organizar todas as roupas e acessórios. Mas, antes de transformar esse sonho em realidade, surgem muitas dúvidas: closet aberto ou fechado? Dá para fazer um closet em um quarto pequeno? A arquiteta Karina Alonso, sócia da SCA Jardim Europa, está aqui para responder às perguntas mais comuns sobre esse espaço tão desejado.
1. O que é indispensável em um closet?
Bem, isso depende de quem vai usar. Cada pessoa tem suas necessidades, mas Karina sugere incluir espelhos (de preferência um de corpo inteiro), nichos para sapatos, gavetas para acessórios e até um espacinho para bolsas e maquiagem.
2. Como organizar o espaço?
A dica de ouro é: facilite o acesso ao que você mais usa. Pendure camisas e jaquetas na altura dos olhos e guarde malas ou itens menos utilizados nas prateleiras superiores.
3. Existe diferença entre closet masculino e feminino?
Sim! Cada um tem suas prioridades. Homens, geralmente, precisam de gavetas específicas para gravatas, bonés e relógios, enquanto as mulheres costumam priorizar espaço para bolsas, joias e até vestidos longos.
4. Quais são as medidas ideais para cada espaço?
Aqui vão algumas sugestões da Karina:
Vestidos e casacos: 1,40 a 1,60 m de altura.
Camisas e calças dobradas: 90 cm a 1,10 m.
Gavetas para roupas íntimas: 10 a 15 cm de altura.
Sapateiras: entre 12 e 20 cm de altura por prateleira.
5. E a iluminação?
Quer achar aquela peça no fundo do armário? Spots e LEDs são essenciais! Eles destacam prateleiras e gavetas, além de garantir que você enxergue as cores das roupas com clareza.
6. O que é um walk-in closet?
É aquele closet dos sonhos, onde você pode literalmente entrar e circular. Se tiver espaço, invista em uma ilha ou penteadeira para dar um toque de luxo e funcionalidade.
7. Tem como fazer um closet em um quarto pequeno?
Claro que sim! Às vezes, só é preciso um pouco de criatividade. Espaços podem ser remanejados, como transformar um quarto extra ou reduzir o espaço de um banheiro para encaixar o closet.
8. Fechado ou aberto?
Cada um tem suas vantagens. O closet aberto é lindo, mas exige organização constante. Já o fechado esconde tudo, ideal para quem não tem tempo para manter tudo no lugar.
9. Closet aberto com um toque de fechado?
Sim! Você pode optar por um closet com portas de vidro, que dá a impressão de ser aberto, mas protege da poeira e mantém tudo mais organizado.
10. Vidro ou espelho nas portas?
Closets pequenos se beneficiam de portas espelhadas, que economizam espaço e permitem se ver de vários ângulos sem usar espaço valioso para outros itens.
11. Ilha no closet: exagero ou necessidade?
Se o espaço permite, invista! Ela oferece mais gavetas e compartimentos, permitindo maior organização e até otimização do tempo na correria, além de servir como bancada de apoio.
12. O que guardar na ilha?
Joias, relógios e outros acessórios pequenos ficam perfeitos ali. Se for de vidro, você consegue ver tudo sem precisar abrir as gavetas.
13. Penteadeira: vale a pena?
Para quem ama se maquiar e arrumar o cabelo, sem ter que ficar transitante por vários espaços, uma penteadeira integrada ao closet é uma excelente pedida.
14. Pufe: funcional ou decorativo?
Funcional! Ele ajuda na hora de calçar sapatos e pode ficar no centro do closet para que você tenha uma visão completa do look.
15. E os sapatos, onde ficam?
Sapateiras com nichos individuais são práticas e evitam bagunça. E, se quiser proteção extra, portas de vidro são uma ótima solução.
Agora que você está por dentro de tudo sobre closets, é só começar a planejar o seu!