“Banestes continuará público”, diz governador eleito

Angelo Baptista, Vasco Cunha Gonçalves, Alcio de Araújo, Renato Casagrande, Jacqueline Rocha, Coronel Alexandre dos Santos Cerqueira e Fabrício Noronha (Fotografia - Raphael Marques)

Em anúncio de novos membros para equipe de governo, Renato Casagrande diz que não privatizará o Banestes, porém estudará a permanência do Bandes

O governador eleito, Renato Casagrande (PSB), anunciou na tarde desta terça-feira (04), mais cinco membros da sua equipe de governo. Fabricio Noronha foi escalado para comandar a Secretaria da Cultura; Vasco Cunha será o presidente do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes); Angelo Baptista assume a presidência do Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes); Alcio de Araújo comandará a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan); e o Coronel Cerqueira será o comandante geral do Corpo de Bombeiros.

Casagrande ressaltou que o futuro secretário de Cultura, Fabricio Noronha, é um produtor cultural com envolvimento na economia criativa. “Isso garante a ele uma comunicação e uma interlocução muito fácil com todas as manifestações culturais do nosso Estado. A gente quer fortalecer a relação com todos os artistas capixabas e queremos também difundir a cultura capixaba para o Brasil e para o mundo, e a tecnologia nos permite isso. Ele irá trabalhar também no fortalecimento do conselho estadual e no aperfeiçoamento dos editais. Esse é um caminho que nós estamos apontando”, disse.

Sobre o anuncio dos presidentes para Banestes e Bandes, Casagrande disse que terão muita orientação para que tenha bons resultados. “O Banestes precisa ser um banco que acumule cada vez mais resultados, que tenha produtos de interesse dos capixabas e dos brasileiros, porque hoje os bancos virtuais permitem que você possa atuar em todo o país. Nossa orientação é profissionalizar cada vez mais a gestão”, enfatizou.

Sobre a privatização ou não do Banestes, ele disse que o banco permanecerá sendo público, porém haverá um estudo para verificar a atuação do Bandes e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). “Queremos racionalizar os recursos do Estado”, salientou o governador eleito.

Já sobre a Cesan, Casagrande destacou a importância da empresa para o Estado. “Escolhemos um profissional experiente, com muita capacidade de liderança. Terá a missão de buscar recursos próprios do resultado da empresa, buscar recursos de financiamento e de parcerias com o setor privado, para que a gente amplie a capacidade de investimentos em saneamento, que é ainda uma necessidade para a população capixaba”, frisou.

Em relação ao Corpo de Bombeiros, o governador eleito evidenciou a importância da entidade em oferecer respostas mais rápidas para qualquer necessidade que aconteça. “Vai ser também um instrumento de desenvolvimento do Espírito Santo, porque todas as licenças hoje passam pelo Corpo de Bombeiros. É importante que a gente dê respostas rápidas para ajudar nesse desenvolvimento”, disse.

Conheça os membros anunciados
Fabrício Noronha – Secretário de Cultura (Fotografia – Raphael Marques)

Fabrício Noronha, 34 anos, é artista e produtor cultural. Graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Como idealizador e coordenador de projetos culturais, trabalhou de maneira recorrente com Fundação Itaú Social, Instituto Unibanco, Fundação Vale, Itaú Cultural, FLUP, OAB, Médicos Sem Fronteiras, entre outros.

 

 

 

Angelo Baptista – Presidente do Bandes (Fotografia – Raphael Marques)

Angelo José de Carvalho Baptista, 54 anos, é Economista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem 30 anos de carreira profissional, sendo 20 na área de logística. Foi presidente da Codesa, do Porto do Itaqui e da Ferrovia Transnordestina; e diretor da Rumo Logística e da Brado Logística. Atualmente é consultor.

 

 

 

 

Vasco Cunha Gonçalves – Presidente do Banestes (Fotografia – Raphael Marques)

Vasco Cunha Gonçalves, 49 anos, é formado em Administração com habilitação em Comercio Exterior. É presidente do Conselho de Administração da empresa Cartão BRB S.A. Foi superintendente no BRB de recuperação de crédito; de governo; financeiro; e atuou na controladoria. Atualmente é diretor presidente do BRB.

 

 

 

Alcio de Araújo – Presidente da Cesan (Fotografia – Raphael Marques)

 

Alcio de Araújo, 65 anos, é formado em Administração e Ciências Econômicas. Trabalhou na Nestlé Brasil por 35 anos, desenvolvendo as funções nas áreas de recursos humanos e finanças. No primeiro governo Casagrande foi secretário de Gestão e Recursos Humanos e secretário de Projetos Especiais e Ações Metropolitanas. Atualmente é membro do conselho de Administração do Grupo SEI

 

 

 

Coronel Cerqueira – Comandante Geral do Corpo de Bombeiros (Fotografia – Raphael Marques)

Coronel Alexandre dos Santos Cerqueira, 47 anos, é graduado, mestre e doudorando em Administração pela Ufes. Também bacharel em Direito. Concluiu o Curso de Formação de Oficiais em primeiro lugar no ano de 1993. Comandou a Companhia de Busca e Salvamento, 3º BBM em Cachoeiro de Itapemirim e o 1º BBM em Vitória. Atualmente exerce a função de Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil.

 

 

 

 


LEIA MAIS

Comando das polícias são anunciados por Casagrande
Anunciados gestores das secretarias de Educação, de Segurança e de Governo, e procurador geral do Estado
Conheça quem ficará a frente da Comunicação, Casa Civil e Instituto Jones dos Santos Neves na gestão Casagrande
Governador eleito anuncia equipe de transição

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!