Nova galeria de arte recebe obras de artistas nacionais renomados

Foto: Divulgação / Semc

A primeira exposição na Galeria Casa Tutti será realizada até o final de abril

Mais uma galeria de arte será inaugurada na Grande Vitória. Trata-se da Galeria Casa Tutti, um novo espaço voltado para exposições de artistas consagrados nacionais. O espaço, que será inaugurado neste sábado (17), pretende, também, revelar novos talentos e trabalhar na gestão de coleções públicas e privadas.

A nova galeria será instalada em uma edificação tombada pelo patrimônio histórico municipal. Idealizado pela artista Kyria Oliveira. O local formará um complexo cultural que tem o objetivo dinamizar a cena das artes visuais.

O espaço possui uma estrutura diversificada, onde as paredes jesuíticas convivem com uma estrutura de aço que remete ao período em que vivemos, apontando o futuro sem deixar de reconhecer a própria história.

Foto: Divulgação / Semc

Além de Kyria, outro nome importante na idealização da Galeria Casa Tutti é o de Leo Bahia. O marchand mineiro, especialista em implantação, revitalização e gestão de espaços culturais, desembarcou no Estado com objetivo de movimentar o cenário capixaba com projetos inovadores.

A inauguração será com a exposição “Improvável”, com obras de alguns dos nomes mais consagrados das artes visuais no Brasil e no mundo, como Amilcar de Castro, Vik Muniz, Franz Weissmann, Portinari, Di Cavalcanti, Guignard, Gabriela Machado, José Bento e Waltércio Caldas. A mostra ficará em cartaz até o dia 14 de abril e será o pontapé inicial do espaço.

História

A Casa Tutti é um casarão histórico de estilo Art Décor, que abriga o atelier da artista plástica Kyria Oliveira. “Comprar uma casa antiga é como fazer parte da história, é a sensação de pertencimento entre a casa e o tempo. Entender que somos finitos nos faz buscar o eterno e caminhar além de onde as nossas pernas podem nos levar”, conta a artista.

Tutti era o apelido de seu pai, a quem sempre foi muito apegada. Dar seu nome à casa foi uma escolha natural uma vez que a compra do imóvel se deu a partir de sua “partida”. Tutti, em italiano, significa todos, e é justamente essa a proposta da Casa Tutti: ser uma casa para todos, um espaço propício para o encontro, para o debate e, sobretudo, um espaço para criar.

Residência Artística

O primeiro andar do sobrado é designado para residências artísticas de artistas e curadores que desejam uma imersão em suas pesquisas e projetos fora do seu habitat natural. O programa visa instigar a pesquisa e a experimentação de poéticas, práticas, conceitos e vivências que permitam ao artista interagir com o outro, explorar novas perspectivas e participar de atividades como ateliê aberto, visita aos ateliês de artistas, encontro com artistas e curadores locais, visita aos museus e galerias do Centro de Vitória e entorno.

Serviço:
Inauguração da Galeria Casa Tutti
Data: 17 de março (sábado)
Endereço: Rua Nestor Gomes, 160 – Centro /Vitória – ES
Informações: (27) 3376-4684
Entrada franca

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!