As intervenções preventivas e o futuro da saúde

Foto: Reprodução

O trabalho preventivo se reflete nas condições da saúde em geral do paciente, diminuindo gastos com medicamentos, reduzindo o absenteísmo e melhorando o convívio social

Com o envelhecimento populacional, a conquista da qualidade de vida é o grande sonho de consumo. Para atender a esse anseio, a Samp oferece serviços voltados à promoção da saúde, vigilância e prevenção de agravos e patologias, bem como assistência em diversos níveis e reabilitação. Todo esse trabalho é preconizado pela medicina preventiva, cujo objetivo é evitar doenças ou lesões em vez de curá-las ou de tratar seus sintomas.

Nesse sentido, a empresa tem de uma equipe multiprofissional qualificada, formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas, assistente social e psicólogo, que atuam com foco na adoção de hábitos saudáveis. O trabalho se reflete nas condições da saúde em geral do paciente, diminuindo gastos com medicamentos, reduzindo o absenteísmo e melhorando o convívio social.

Para estabelecer uma prática assistencial de qualidade de vida, o setor de Medicina Preventiva da Samp auxilia com a elaboração do plano de cuidados individual, acompanhado por uma central de monitoramento. Trata-se de um conceito amplo que direciona para a atenção primária e para a ênfase na promoção da saúde, combatendo a exposição de fatores condicionantes e determinantes de doenças.

O indivíduo tem de ser cuidado de modo integral (física, emocional e socialmente). Nessa frente, seguimos a nossa principal diretriz: o paciente deve vir em primeiro lugar. Os profissionais de saúde precisam trabalhar de forma integrada com vistas à prevenção e ao controle das doenças crônicas dos pacientes, evitando sequelas e tratamentos mais caros e dolorosos.

Cinthia de Souza Marinho é geriatra e médica coordenadora da Medicina Preventiva da Samp

Por isso, nosso foco se volta para a Atenção Integral à Saúde. O paciente passa por uma equipe multidisciplinar, com acompanhamento individualizado que facilita a adesão ao tratamento, elevando as chances de sucesso terapêutico. Alicerce nesse processo, a Atenção Primária à Saúde integra profissionais de diversas especialidades para um atendimento mais completo e contínuo.

Em julho de 2017, a Samp lançou o Melhor da Vida, que oferece atendimento preventivo e acompanhamento de pacientes com doenças crônicas. A Medicina Preventiva faz programas específicos como a estratificação de risco da saúde dos colaboradores, que propicia a busca ativa dos que já apresentam risco de desenvolvimento de doenças. A orientação e o encaminhamento para tratamento especializado são decisivos.  Já a Clínica atende pacientes com doenças como diabetes, cardiopatias, insuficiências renais e distúrbios psiquiátricos, entre outros, e que necessitam de acesso a várias especialidades médicas.

A medicina do futuro permite diagnósticos cada vez mais precisos.  Aos médicos, cabe a busca incessante de conhecimento. Em relação ao paciente, é necessário não só evitar a omissão. É preciso também orientá-lo no sentido de exercer o seu direito de buscar prevenção na saúde, recorrendo a médicos qualificados, habilitados e atualizados.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!