Google quer usar IA para transcrever e analisar o conteúdo de podcasts

Foto: Reprodução

A proposta é além de automatizar o processo, garantir o levantamento dos dados das produções para que a empresa saiba os assuntos em questão

A Google anunciou nesta semana que pretende investir em um sistema de Inteligência Artificial (IA) para a transcrição de podcasts. Em entrevista, o gerente de produção de podcasts da Google, Zack Reneau-Wedeen, informou que a empresa deseja melhorar a plataforma para produtores de conteúdo em áudio.

De acordo com o Canaltech, a intenção da empresa é criar uma IA capaz de “transcrever o podcast e usá-lo para entender mais detalhes sobre o podcast, inclusive quando eles estiverem discutindo tópicos diferentes no episódio”.

Poucos programas oferecem a transcrição ao público, sobretudo, para deficientes auditivos, por isso é preciso que se faça esta transcrição fiel do áudio. Desta forma, a proposta é além de automatizar o processo, garantir o levantamento dos dados das produções, assim os produtores indicam temas e a empresa pode mensurar quais são os mais procurados.

A ferramenta utilizada pela empresa é a Google Speech-to-Text. Com ele, a gigante permite que seja feita uma transcrição automática utilizando o serviço em nuvem. Apesar de acreditar no sucesso da ferramenta, Zack disse que a ideia é algo “provavelmente a longo prazo”, dando a entender que pode demorar para ser disponibilizada ao público.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!