27.1 C
Vitória
segunda-feira, 18 março, 2024

Estátua do papa Pio XII será restaurada

A ordem de serviço já foi assinada no último dia 1º de setembro

Há mais de um ano danificada, a estátua do papa XII, que está localizada no Centro de Vitória, será restaurada. As obras de restauração serão realizadas no próximo mês e a ordem de serviço foi assinada no dia 1º de setembro. O trabalho será realizado pelo artista Sandro Novaes e a previsão para a conclusão da obra é de 60 dias.

A estátua está completamente pixada, não possui um dos dedos e a placa de identificação já não se encontra nela. Moradores da região e pessoas que circulam no local já haviam reclamado junto a prefeitura sobre o descaso que estava ocorrendo com a estátua, que é um dos monumentos históricos da cidade de Vitória.

- Continua após a publicidade -

“Faremos a restauração da estátua que homenageia o papa Pio XII. A cidade compreende sua importância e sua simbologia religiosa e espiritual. Nosso trabalho, além de restaurá-la eficazmente, é mantê-la à prova de violências materiais contra a memória de figura religiosa tão ilustre”, disse o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó.

A estátua do papa, escultura datada de 1964 e de autoria do artista italiano Carlo Crepaz, possui uma riqueza de detalhes no cimento branco, o que exige um trabalho minucioso para a execução do restauro.

De acordo com a gerente de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, Patrícia Bragatto, para o trabalho de restauro, é necessário um estudo específico para identificar quais serão as técnicas usadas para a sua execução, que vão desde ações simples, como lavagem e pintura, ou mais detalhadas, com uma avaliação complexa e minuciosa para o futuro trabalho. “O restauro é um serviço que precisa ser especializado e cauteloso na descrição dos procedimentos adotados em cada caso”, explicou.

Papa Pio XII

Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli, o papa Pio XII, nasceu em Roma no dia 02 de março de 1876.  Assumiu a liderança da Igreja Católica em um momento crítico para a humanidade, o ambiente era de extrema tensão e já se previa o início de um novo confronto entre os países europeus. Com uma longa carreira diplomática, procurou de todas as formas evitar a Segunda Guerra Mundial, porém sem sucesso.

Passou os anos do conflito tentando alcançar a paz e condenou a perseguição aos judeus. Quando os nazistas invadiram Roma, abriu a Santa Sé para os refugiados e concedeu cidadania a quase 1.500.000 de pessoas.

O ativo posicionamento de Pio XII contra o que acontecia na Europa fez com que Hitler ameaçasse raptá-lo. O líder nazista tinha receio da influência e do poder do papa e preocupou-se em garantir os arquivos e os tesouros artísticos do Vaticano e transferir a Cúria para um lugar neutro para que pudesse ter influência na eleição do novo papa.

O Papa Pio XII faleceu no dia 09 de outubro de 1958, sendo sucedido pelo papa João XXIII.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 219

RÁDIO ES BRASIL

Fique por dentro

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA