Estátua do papa Pio XII será restaurada

Foto: Reprodução/CBN

A ordem de serviço já foi assinada no último dia 1º de setembro

Há mais de um ano danificada, a estátua do papa XII, que está localizada no Centro de Vitória, será restaurada. As obras de restauração serão realizadas no próximo mês e a ordem de serviço foi assinada no dia 1º de setembro. O trabalho será realizado pelo artista Sandro Novaes e a previsão para a conclusão da obra é de 60 dias.

A estátua está completamente pixada, não possui um dos dedos e a placa de identificação já não se encontra nela. Moradores da região e pessoas que circulam no local já haviam reclamado junto a prefeitura sobre o descaso que estava ocorrendo com a estátua, que é um dos monumentos históricos da cidade de Vitória.

“Faremos a restauração da estátua que homenageia o papa Pio XII. A cidade compreende sua importância e sua simbologia religiosa e espiritual. Nosso trabalho, além de restaurá-la eficazmente, é mantê-la à prova de violências materiais contra a memória de figura religiosa tão ilustre”, disse o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó.

A estátua do papa, escultura datada de 1964 e de autoria do artista italiano Carlo Crepaz, possui uma riqueza de detalhes no cimento branco, o que exige um trabalho minucioso para a execução do restauro.

De acordo com a gerente de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, Patrícia Bragatto, para o trabalho de restauro, é necessário um estudo específico para identificar quais serão as técnicas usadas para a sua execução, que vão desde ações simples, como lavagem e pintura, ou mais detalhadas, com uma avaliação complexa e minuciosa para o futuro trabalho. “O restauro é um serviço que precisa ser especializado e cauteloso na descrição dos procedimentos adotados em cada caso”, explicou.

Papa Pio XII

Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli, o papa Pio XII, nasceu em Roma no dia 02 de março de 1876.  Assumiu a liderança da Igreja Católica em um momento crítico para a humanidade, o ambiente era de extrema tensão e já se previa o início de um novo confronto entre os países europeus. Com uma longa carreira diplomática, procurou de todas as formas evitar a Segunda Guerra Mundial, porém sem sucesso.

Passou os anos do conflito tentando alcançar a paz e condenou a perseguição aos judeus. Quando os nazistas invadiram Roma, abriu a Santa Sé para os refugiados e concedeu cidadania a quase 1.500.000 de pessoas.

O ativo posicionamento de Pio XII contra o que acontecia na Europa fez com que Hitler ameaçasse raptá-lo. O líder nazista tinha receio da influência e do poder do papa e preocupou-se em garantir os arquivos e os tesouros artísticos do Vaticano e transferir a Cúria para um lugar neutro para que pudesse ter influência na eleição do novo papa.

O Papa Pio XII faleceu no dia 09 de outubro de 1958, sendo sucedido pelo papa João XXIII.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome