Está chegando a edição 2018 da Super Feira Acaps Panshow

Bons negócios, aprendizado, troca de experiências e novidades marcam a maior feira do setor varejista do Espírito Santo

Chegou o momento do setor supermercadista e de panificação voltar o seu olhar para o ambiente de interação e de negócios em um dos maiores eventos de economia segmentada do Espírito Santo: a Convenção e Feira de Negócios de Supermercados e Padarias do Espírito Santo – Super Feira Acaps Panshow. Realizada e organizada pela Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), em parceria com o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo (Sindipães), o ambiente de fomento ocorre do dia 18 a 20 de setembro, das 14h às 22h, no Carapina Centro de Eventos, na Serra. A solenidade de abertura será no dia 18 de setembro, às 16h30,
com a participação de autoridades.

Essa 32ª edição conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae), do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da operadora de plano de saúde Samp.

A expectativa é que 23 mil pessoas, entre proprietários e sócios, diretores, executivos, gerentes, compradores e encarregados de setores devam marcar presença para conhecerem as novidades em máquinas, equipamentos, produtos e serviços, além da participarem das diversas atividades oferecidas durante os três dias.

O presidente da Acaps, João Tarcício Falqueto, explica que muito mais que um espaço temporário para a geração de negócios, as feiras são propulsoras de bons números para a economia. E a Super Feira Acaps Panshow é parte desse motor indutor de desenvolvimento econômico do Espírito Santo. Ela contribui para alavancar os negócios entre os fornecedores, expositores e os compradores, como também movimenta, em tempo real, outros setores, como o turismo de negócios, hotelarias, gastronomia e transporte.

“A feira é o momento ideal para profissionais encontrarem, em um único espaço, as principais novidades e lançamentos apresentados por pequenas, médias e grandes empresas, possibilitando que todos tenham um ambiente único para apresentarem seus produtos e conquistarem novos clientes. Somente nesta edição, a organização estima R$ 300 milhões de negócios futuros”, apresenta Falqueto.

Os dados de 2017 mostraram que o setor supermercadista do Espírito Santo gera mais de 115 mil empregos diretos e indiretos e conta com 1.480 lojas espalhadas em todo o território capixaba. Só nos últimos 18 meses, foram identificadas as aberturas de 14 novas lojas no Estado.

“Com um faturamento de mais de 12 bilhões de reais no último ano, percebemos que o investimento dos supermercados capixabas em um serviço de qualidade, através da profissionalização da mão de obra, reformas na estrutura e layout, novos maquinários e equipamentos e com uma gestão mais estratégica do mix de produtos, por exemplo, tem demonstrado a preocupação constante do setor em atender às novas demandas do mercado consumidor”, explica o presidente.

Já o superintendente da entidade, Hélio Hoffmann Schneider, destaca que a evolução da convenção acompanha o cenário local. “A primeira feira dos supermercadistas começou tímida em 1972, com 20 empresas expositoras. Ao longo dos anos, o setor se fortaleceu e a Super Feira Acaps tornou-se uma grande vitrine para todo o Brasil e principalmente para o estado do Espírito Santo. Ela se consolidou com uma geradora de negócios, inovação, relacionamento e conteúdo para toda a cadeia varejista”, destaca.

Com mais de 200 marcas presentes em 2018, a feira se renova a cada edição, reforçando sua identidade e transmitindo aos visitantes oportunidades para alavancar os negócios.
O evento sempre desenvolve ações com o intuito de estimular a participação dos expositores e criar resultados positivos. Tanto que esse ano, haverá a quinta edição da promoção “Acelerando Negócios”, uma das ações mais esperadas da feira. Com patrocínio da Rede Gazeta e apoio das empresas Vitoriawagen e StarTwo, será sorteado um carro zero quilômetro no último dia da Super Feira entre as empresas que efetivaram compras com os expositores aderentes.

Na área de panificação, o presidente do Sindipães, Luiz Carlos Azevedo, reconhece a participação fundamental da Super Feira para a área. “O nosso mercado vive em constante transformação e, para atender as tendências globais e locais, o setor alia tradição, inovação, capacitação profissional e a harmonização de novos sabores. E quando se trata de lançamentos e novidades, a Super Feira Acaps torna-se uma grande vitrine para as empresas associadas ao Sindipães apresentarem seus produtos, ampliarem a visibilidade da marca no mercado, além de ser estratégico para o fortalecimento de parcerias com fornecedores do Espírito Santo”, ressalta Azevedo.

Para a Super Feira, o Sindipães, conjuntamente com o Sebrae-ES, terão um espaço, a Arena Panshow, para apresentações de chefs e técnicos da área, no qual serão desenvolvidas receitas com valorização dos sabores capixabas, com muita técnica e conhecimento, mostrando a capacidade criativa e harmonização de novos sabores na produção de pães e doces. Outro destaque para a área de panificação é o resgate de processos e formas de produção que destacam a padaria com autêntica produção artesanal. São receitas que levam mais tempo para serem produzidas, com utilização de produtos centenários e de sabor incomparável. Destaque para o uso da massa madre, que será trabalhada em diversas ações, como capacitações, workshops e assessorias para padarias.

Novo fôlego

O cenário progressivamente positivo também é comemorado pelo presidente da Fecomércio-ES, Jose Lino Sepulcri. “O segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo começou a reverter a queda registrada nos últimos anos e registra um crescimento de 6,9% até maio de 2018, o que gera expectativas para um fechamento positivo no ano. Para se ter uma ideia, no mesmo período do ano passado foi registrada uma retração de 16,0% (janeiro a maio de 2017), fechando o ano de 2017 com retração de 11,4% em relação a 2016”, informou Sepulcri.

Outro fato que impulsiona o otimismo da área foi apontado pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Léo de Castro. “A indústria de alimentos e bebidas apresentou, ao longo de 2017, o melhor resultado do Espírito Santo, crescendo acima da média dos demais setores. Presente em todas as regiões do Estado, o segmento favorece o desenvolvimento e cumpre um papel essencial na geração de renda para os capixabas. A Super Feira Acaps Panshow nos permite provocar um debate sobre inovação e produtividade, apresentando às lideranças do setor ações do Sesi e do Senai que estão fazendo nossa indústria ainda mais competitiva”, salienta Castro.

O superintendente do Sesi-ES e diretor Regional do Senai-ES, Mateus de Freitas, enfatiza que as entidades estão apresentando em seu estande o projeto responsável pelo protótipo “Padaria 4.0” ou “Padaria das Coisas”, com o Senai de Pernambuco. Através da ambientação em uma padaria, a ideia consiste numa plataforma técnico-teórica para levar conceitos de Indústria 4.0 a pequenas e médias indústrias, com foco na inteligência dos processos e com o intuito de favorecer a produção personalizada, evitar desperdício de insumos e usar recursos eficientemente.

“O setor de alimentos e bebidas é um dos que mais crescem no país e, por este motivo, a participação do Sesi e Senai reforça nossa missão de apoiar o aumento da competitividade da indústria, demonstrando soluções que ajudam a empresas a inovar, aumentar sua produtividade e acessar novos mercados”, evidenciou Freitas.

O Sincades, também apoiador do evento, reflete a importância da parceria entre as entidades, integrando assim o setor atacadista e distribuidor ao varejo, tornando o momento muito propício para novos negócios e, consequentemente, para o fortalecimento da economia capixaba. O presidente Idalberto Moro reforça que “promover o intercâmbio comercial e fomentar o segmento atacadista e distribuidor é o que buscamos nesta feira que, atualmente, é o maior e mais completo evento de varejo do Espírito Santo”.

Principais atrações

A Super Feira será mais uma vez movimentada por uma intensa programação, com atrações que servirão para debater assuntos relevantes ao varejo capixaba. As aguardadas palestras magnas terão, mais uma vez, convidados renomados e temas de grande repercussão. É o caso de “Transformar: Estratégia de uma nova liderança em um novo tempo”, com o historiador Leandro Karnal, que enfatizará os riscos e armadilhas que a repetição e os clichês produzem na ação de cada um, principalmente entre os líderes. O momento conta com o patrocínio da Unimarka Distribuidora e do Metro Jornal (conheça a programação completa no box da matéria).

Centrais de Negócios – Já na “Centrais de Negócios”, o objetivo é contribuir para o fortalecimento das redes de compras do Espírito Santo.
O espaço promoverá a troca de experiências, o conhecimento e as alianças estratégicas com fornecedores. No ambiente, as centrais receberão seus associados, parceiros e expositores para realização de negócios e ampliação do relacionamento comercial e institucional. A iniciativa também possibilitará a discussão de ideias que proporcionem a ampliação de mercado e práticas empreendedoras que incentivem o desenvolvimento dos pequenos negócios. A Central de Compras, Central de Vendas, Multi Show Supermercados, Nossa Rede Supermercados, Rede Extra Forte Supermercados e Rede Show Supermercados terão estandes individuais para receber seus associados e realizar negócios com os fornecedores que estarão expondo no evento, ampliando o relacionamento comercial e institucional.

Estande Solidário – Nem só de negócios vive a feira, como mostra o “Estande Solidário”, que chega à sétima edição. A intenção é arrecadar produtos de higiene pessoal, limpeza, bebidas não alcoólicas, alimentos não-perecíveis, entre outros, dos expositores para doação a uma entidade com fins sociais.

Ainda na vertente social, pelo terceiro ano consecutivo, a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer – Hospital Santa Rita de Cássia (Afecc-HSRC) estará presente na Super Feira Acaps Panshow. No estande, cedido pela Acaps, estará o mix de produtos do movimento Outubro Rosa 2018, entre eles a camisa com a estampa feita pela artista plástica Taiza Ammar, voluntariamente e com exclusividade para a Afecc-HSRC.

A vice-presidente da Afecc-HSRC e coordenadora do Outubro Rosa no Espírito Santo, Marilucia Dalla, chama a atenção para o fato de que todo o valor arrecadado com os produtos é utilizado nos 18 programas sociais voltados para os pacientes do Sistema Único de Saúde em tratamento de câncer no hospital. Dessa forma, as pessoas não compram, elas doam os valores para os programas sociais e recebem em troca o produto correspondente ao valor doado.

A participação da Afecc-HSRC também se dará na abertura do Evento Feminino. Minutos antes da palestra, Marilucia Dalla fará uma apresentação das atividades desenvolvidas pela Associação e sua importância para a sociedade.

Evento Feminino

A programação contempla, também, o empoderamento da mulher em um evento totalmente voltado para proprietárias de supermercados, padarias e confeitarias, gerentes executivas, compradoras, gestoras, esposas e filhas. O objetivo do “Evento Feminino” é aprimorar ainda mais as habilidades criativas que cada mulher possui para conquistar o sucesso em todas as dimensões de sua vida: física, mental, emocional, espiritual e profissional.

A primeira-dama da Acaps, Cristiane Falqueto, evidencia como é importante ter um momento voltado ao universo das mulheres em um evento de negócios. “Buscamos, com o Evento Feminino, incentivar nas mulheres um desejo incessante pelo crescimento profissional e pessoal, estimulando-as a lutar por seus ideais em um mercado e sociedade que ainda são marcados por desigualdade e preconceito”, aponta.

Sucesso em suas últimas edições, o Evento é totalmente voltado para proprietárias de supermercados, padarias e confeitarias, gerentes executivas, compradoras, gestoras, esposas e filhas. Enfim, todo sexo feminino que está ligado direto ou indiretamente ao mundo dos negócios.

Quem estará a frente desse momento é Nelma Penteado, com a palestra “O sucesso usa salto”, às 18h, no dia 19. Patrocinada pela Rede Tribuna, a palestra abordará aspectos femininos, conseguindo de uma maneira única, tocar o coração de cada participante, para que elas aprendam e sejam mais seguras, intuitivas e muito mais competitivas no âmbito corporativo

Nelma Penteado é formada em Educação Física e em Marketing. Estudiosa sobre comportamento humano e relacionamentos profissionais e afetivos, praticante de programação Neurolinguística, é um fenômeno em motivação pessoal e especialista em motivação individual e de equipes de vendas. Escritora, palestrante, empresária de sucesso, em 22 anos de trabalho realizou mais de 5.000 eventos, com participação de mais de três milhões e meio de pessoas, entre palestras e cursos. Tudo com muito bom humor, emoção e profissionalismo focado em resultados.

Data: 18 a 20 de setembro
Funcionamento da Feira: Das 14h às 22h – Credenciamento até 21h
Local: Carapina Centro de Eventos, na Serra
Confira o mapa da Super Feira Acaps Panshow 2018

 

 

 

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!