23.8 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Economia equilibrada garante aquecimento ao comércio capixaba

Economia equilibrada garante aquecimento ao comércio capixabaCom a economia estável o comércio comemora. As pessoas compram mais, escolhem produtos que antes não podiam ter, fazem prestações… O ciclo do consumo tem seguido seu ritmo, mas qual o balanço do comércio em 2010? Como anda a inadimplência, e quais as expectativas para o próximo ano? Quem responde a estas perguntas é Carlos Fornazier, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Vitória.

Fechando 2010, qual o balanço do CDL sobre o comércio capixaba?
O ano de 2010 foi um ano muito bom, principalmente em relação a 2009. No ano passado nós ainda pegamos os resquícios da crise econômica de 2008. Como o comércio está na ponta, demoramos um pouco mais para nos recuperarmos. Felizmente em 2010 recuperamos nosso volume de vendas, e de fato foi um ano muito bom. Pudemos observar o aumento de receita e vendas em praticamente todos os segmentos.

- Continua após a publicidade -

Qual a expectativa do CDL para 2011?
Como 2010 foi um ano muito bom fica até difícil achar que 2011 será melhor, até porque é normal, depois de um período de explosão, termos um período de arrefecimento. E a economia mundial ainda esta se recuperando. Vemos que alguns países europeus ainda estão cautelosos, isto no cenário externo. Já internamente, nos últimos oito anos de governo Lula nós tivemos uma expansão muito grande do endividamento das famílias, por causa da oferta grande de crédito, o que é normal, sendo que este endividamento diminuiu durante o ano de 2010. Em face disto, acredito que as vendas não cheguem a cair no próximo ano, mas também não teremos grandes altas como em 2010. O Banco Central, inclusive, já adotou medidas para reduzir o numero de prestações que podemos oferecer ao consumidor, justamente para diminuir a expansão inflacionária, contendo o impulso do consumo.

Segundo o Serasa, novembro foi o mês com a maior inadimplência dos últimos cinco anos. Diante disto, como o CDL espera que sejam as vendas de fim de ano?
É bom destacar que este índice do Serasa faz uma comparação apenas do mês de novembro de 2010 com novembro dos anos anteriores. Realmente houve este aumento, mas temos que esperar dezembro para ver como estará o contexto geral. As vendas ainda estão aquecidas, a primeira quinzena de dezembro fechou melhor que o mesmo período de novembro. Não acredito que a alta na inadimplência venha a ser algo continuo.

A chegada de um novo governo, tanto estadual quanto federal, pode desacelerar o consumo?
Como nossa previsão para 2011 é que não seja um ano tão bom quanto este que termina, a troca de governo pode estimular as pessoas a fazer uma compensação. Particularmente, acredito que a troca de governo ajude as vendas no próximo ano. Por questões psicológicas, ou seja, pelo fato das pessoas acreditarem no novo governador e na gestão de uma nova presidente, elas sintam confiança na economia. E isto poderá ajudar a manter as vendas aquecidas para 2011. Lembrando que este consumo deve ser responsável.

O comércio eletrônico tem crescido à olhos vistos. Os lojistas já sentem esta diferença, ou o mercado capixaba é mais tradicional?
As vendas por internet ainda são específicas para alguns itens, como livros e CDs, mas ainda são tímidas, principalmente em nosso Estado. As pessoas ainda preferem comparar nas lojas. Agora, o comércio eletrônico é uma tendência normal, que deve exigir posteriormente uma adequação do consumidor e dos lojistas. As vendas na internet devem sim continuar registrando aumento, mas em alguns segmentos esta tendência não deve atrapalhar, como vestuário, material de construção, entre outros.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA