MEC apresenta base curricular que antecipa em 1 ano a alfabetização infantil

O Ministério da Educação (MEC) apresentou, nesta quinta-feira (06), a versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino infantil e fundamental, que determina mudanças importantes em relação aos textos anteriores.

Esta é a terceira e última versão do documento e segue, agora, para apreciação do Conselho Nacional de Educação (CNE), que deve realizar cinco audiências públicas ainda este ano.

Passa a ser a principal regra, que toda criança esteja plenamente alfabetizada até o fim do segundo ano, quando foi estabelecido anteriormente que fosse até o terceiro ano. O ensino religioso também foi excluído do texto, e o conceito de gênero não é trabalhado nesta nova versão.

Além disso, a língua inglesa passa a ser o idioma estrangeiro obrigatório das escolas. Antes, cada colégio poderia optar pela língua que achasse melhor e o conteúdo de história passa a ser organizado segundo a cronologia dos fatos.

O MEC entende que a exclusão do ensino religioso cabe ao ensino municipal e estadual definir essa regulamentação. Quanto ao conteúdo de gênero, o ministério defende “respeito à pluralidade”, mas diz que evitará entrar em detalhes.

A previsão é que a nova Base, que definirá cerca de 60% do conteúdo a ser ensinado na educação infantil e no ensino fundamental, chegue aos livros didáticos e às salas de aula de escolas públicas e particulares em 2019. Os outros 40% do conteúdo ficam a cargo das redes municipal e estadual e das escolas, individualmente.

A secretária-executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, afirma que a base será obrigatória após sua homologação. “Para isso, nós precisamos estabelecer um diálogo intenso com professores, escolas e sociedade, para que o processo seguinte, de adaptação dos currículos, seja realizado com cuidado e cautela. Na educação tudo é de médio e longo prazo”, finalizou.

Fonte: O Globo
Crédito foto: Sert News

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome